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Via Marte cresce mais de 300% em Social Ads com estratégia da WTAG

A Via Marte, fundada em 1977, é uma das mais importantes e competitivas indústrias calçadistas do Brasil. Especializada no mercado feminino, a Via Marte conta com um grande número de consumidoras de todo o país apaixonadas por ela.

Essa paixão se traduz em números: com produção anual de mais de 5 milhões de pares (mais de 25 mil por dia), a empresa emprega mais de 2 mil colaboradores diretos e 6 mil indiretos, atende 16 mil lojas pelo país e já conta com uma base de fãs que ultrapassa ao todo 5.4 milhões, somando suas redes sociais e canal no YouTube.

As redes sociais da Via Marte, com o expressivo número de seguidores e engajamento que temos, permitem que possamos complementar as estratégias de mídia de massa, em especial a televisão que não nos permite apresentar toda a informação. Os calçados são produtos que são muito valorizados pelos seus detalhes, então as redes nos ajudam a vendê-los melhor para consumidores, mas também para lojistas, que enxergam as redes como uma grande vitrine do que ‘está vendendo bem’. E as redes hoje são uma importante ferramenta de pesquisa em tempo real, nos permitindo compreender o comportamento do consumidor e adaptar nossas estratégias e produtos, afirma Adriana Gewehr, Diretora de Marketing Via Marte.

O projeto, iniciado em maio de 2021, busca integrar as estratégias de conteúdo de comércio digital do negócio, unificando esforços para a construção de marca conjuntamente com a busca por resultados maiores no e-commerce.

“A parceria entre Via Marte e WTAG começou a partir da necessidade de uma estratégia mais integrada de performance e branding digital. Focada no crescimento do seu e-commerce, mas sem deixar de lado o importantíssimo papel das redes na relação com lojistas multimarcas, nosso trabalho desde o início foi trazer escala de resultados para a loja e para a presença digital e awareness da marca”, conta Lucas Feltes, CEO da WTAG.

Os esforços de performance repercutiram também nos resultados orgânicos da marca que viu, nos primeiros três meses de atuação, os acessos ao site oficial aumentarem em 15 vezes, patamar antes só atingido em anos anteriores onde houve grande investimento em TV aberta. Nos primeiros meses de operação, o e-commerce da Via Marte viu um salto de 50% nas vendas da loja virtual através de uma nova estratégia de performance.

“Em comparativo com o segundo semestre de 2021, o terceiro – período em que assumimos a conta – apresentou um salto significativo em relação ao aumento de vendas em diversas frentes, entre elas: 406% buscas pagas; 301% social ads; 100% e-mail”, Alessandra Rech, Coordenadora de Performance da WTAG. 

Em conjunto com as estratégias de performance e mídia, a marca passou por uma revitalização de seu social branding. O ajuste da comunicação, que respeitou sempre o histórico da Via Marte, trouxe alguns elementos principais para o protagonismo da comunicação.

Entre eles, a presença maior do roxo como parte de construção e identificação da marca, uma das principais características do branding da marca há décadas. Junto disso houve um esforço consciente em capitalizar e aumentar o engajamento das redes. Através de conteúdos mais interativos, usando as ferramentas nativas das redes sociais, em especial o Instagram, rede onde a VM acumula mais de 2.4 milhões de apaixonadas.

De acordo com Sarah Feltes, Diretora de Conteúdo da WTAG, “o uso das ferramentas nativas aumentam exponencialmente os resultados da página e é uma fonte muito rica de conhecimento sobre perfil e preferências das consumidoras”. Dudu Rodrigues, Diretor Criativo da WTAG, reforça ao afirmar que “as redes sociais são cada vez mais um ambiente para conexões que vão muito além da apresentação de produtos.” O engajamento, já naturalmente bom, apresentou um significativo incremento no período. Foram mais de 20,55% de aumento nos likes, 28,38% de alcance, 30,59% das impressões e 8,35% dos cliques para site via Instagram. Já no Facebook, o resultado da nova estratégia trouxe um crescimento de 21,39% nas visualizações da página e 26,79% nas impressões de publicações.

A estratégia de mídia consistiu em renovar as principais redes da VM: Instagram, Facebook e Twitter. No Instagram, conteúdos interativos com mais participação das seguidoras; editoriais digital first seguindo tendências; reels; vídeos; unboxing de produtos e um time de influencers. No Facebook, conteúdos exclusivos, não replicados do Insta; e conteúdos de blog. No Twitter, desenvolvemos uma linguagem específica para dialogar com os usuários da rede, visto que é um espaço com características próprias.