Logo E-Commerce Brasil

Snippet position: Google altera regras para exibição de páginas

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Google anunciou que as páginas com trechos em destaque (snippet) não serão exibidas duas vezes na primeira página em listagens orgânicas. Danny Sullivan, do Google, confirmou que a mudança lançada na quarta-feira (22) já está valendo e afetará 100% de todas as listagens de pesquisa em todo o mundo.

Anteriormente, não era incomum ver páginas da web em uma posição de snippet em destaque aparecer duas vezes na página 1 dos resultados da pesquisa. Agora, uma página da web tem apenas uma oportunidade para aparecer na página 1.

Como afirma Sullivan, os snippets em destaque contam como uma das 10 listagens de páginas da web mostradas na primeira página dos resultados da pesquisa. Como exemplo, a listagem orgânica para a página do Search Engine Journal no diário do mecanismo de pesquisa agora aparece na parte superior da página 2 (ou, posição 11).

De acordo com Pete Meyers, da Moz, as páginas da web em uma posição de trecho destacada tiveram seus resultados orgânicos regulares voltados para o topo da página 2. Embora Sullivan depois tenha twittado que aparecer no topo ou mesmo na página 2 não é garantido.

E se você perder seu snippet em destaque?

No passado, se você perdesse um snippet em destaque, ainda estaria na Página 1.

O que acontecerá se você perder um snippet em destaque?

Você volta à página 1 automaticamente, como um resultado orgânico abaixo do novo snippet em destaque. Embora a declaração de Sullivan não pareça 100% definitiva, é algo que precisa prestar atenção.

Com informações do Search Engine Journal

Leia também: Para CEO do Google, Inteligência Artificial será mais transformadora que o fogo