Logo E-Commerce Brasil

Smart lockers, a nova forma de entregar os seus pacotes

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Os armários inteligentes estão dominando o mundo do e-commerce. A tendência, que se popularizou com a gigante Amazon, chega ao Brasil com a estrutura ideal para que os custos e tempo envolvidos no “last mile” sejam reduzidos junto aos prazos de entrega.

Com o smart locker é possível consolidar entregas e esforços da sua equipe para as vendas e proporcionar conveniência, agilidade e pouco contato humano, características muito importantes nos dias de hoje.

E se o seu negócio prioriza a experiência do cliente, está na hora de destravar o futuro da logística conhecendo melhor como funciona a nossa solução.

É possível reduzir custos com smart lockers

Ao invés de ficar preocupado com o funcionamento da portaria, ou até mesmo em ter alguém para receber as encomendas, é possível escolher um endereço com funcionamento 24×7. Para o usuário, facilidade e para as empresas, economia. Entenda melhor como funciona esse tipo de entrega:

  • Empresas de lockers, como a Boxit, tem maior eficiência nas entregas equiparado à ausência das tentativas do porta a porta;
  • No Brasil, smart lockers estão disponíveis em áreas de risco, onde os meios atuais não chegam. Essa ausência pode significar para alguns marketplaces até 20% de suas vendas;
  • Flexibilidade nas dimensões dos volumes recebidos comparados aos meios de logística tradicionais mais utilizados atualmente;
  • O custo para seguro de encomendas é menor quando a entrega considera os smart lockers;As empresas de lockers possuem, em sua maioria, uma logística consolidada – os chamados “hubs logísticos”, as distâncias médias são menores, a logística dos veículos é mais inteligente, o que acarreta em entregas até 10 vezes mais rápidas quando equiparadas ao tradicional porta a porta;
  • Muitas vezes, é por conta da utilização de lockers que os marketplaces conseguem realizar a “same day delivery”;
  • Novos canais de distribuição, como os lockers, oferecem alta redução de custos de fretes se comparados aos meios convencionais utilizados nos dias de hoje.

Segundo pesquisas, a última milha representa mais de 50% do valor da logística e quando são utilizados os sistemas com smart lockers, esses custos podem ser reduzidos de forma efetiva através da soma de vantagens que só os armários inteligentes oferecem.

Como é feita a aquisição de armários

Os operadores de lockers constroem a rede de armários nos diferentes pontos da cidade (e do país), cabendo ao e-commerce fazer apenas a integração no seu sistema. Além disso, o e-commerce pode contratar diferentes serviços de smart lockers.

Em geral, o mercado atende com quantidade parcial de portas, ou até mesmo um ou mais smart lockers completos. É possível definir os tamanhos dos módulos para se adequar aos seus produtos e definir o tempo pelo qual as entregas ficam disponíveis.

Caso queira uma experiência ainda mais impactante, é possível personalizar os armários através de adesivamento, reforçando o branding e aumentando a pregnância da identidade em diversos pontos, de acordo com as estratégias de marketing já definidas. Em alguns casos os lockers também podem ser utilizados como espaço de mídia.

Utilizar smart lockers é seguro

O Brasil pede atenção especial quando falamos da segurança que envolve as compras online. Os clientes Boxit, por exemplo, implementa diferentes procedimentos de segurança para garantir uma experiência positiva de ponta a ponta, inclusive, na logística reversa.

Todos os armários Boxit estão instalados em locais de grande fluxo de pessoas e possuem diferentes recursos que envolvem desde a estrutura física dos armários até software que permite maior segurança. Contam também com suporte ao cliente, caso ele precise, no momento da retirada tais como: abertura remota, manual e monitorada.

Há serviços de smart lockers com webcam (face shot) e câmeras de segurança para garantir o monitoramento de toda a movimentação, além de sistema de conexão e computador local. O gerenciamento dos lockers também contempla a emissão de alertas críticos e relatórios analíticos para avaliar melhor o comportamento dos seus consumidores.

Para as empresas que precisam de uma nova forma de entrega, os lockers chegaram trazendo a solução que é tendência na Europa e nos Estados Unidos.

Leia também: Pipeline Capital apresenta mapa do ecossistema de e-commerce brasileiro de 2021.