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Sites de compras coletivas devem movimentar R$ 800 milhões este ano no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Segundo projeções iniciais realizadas por empresas que trabalham com sites de compras coletivas pela internet, o setor deve movimentar R$ 800 milhões este ano no Brasil, mas a explosão dessa nova modalidade de aquisição de produtos e serviços pode elevar significativamente essa cifra. A análise foi feita por especialistas que participaram de painel sobre o assunto, na semana passada, no WebExpoForum, evento promovido pela TI Inside e realizado pela Converge Comunicações.

Em fevereiro, Marcelo Macedo, presidente do ClickOn, estima que esse mercado movimentou cerca de R$ 55 milhões, cifra que, segundo ele, tem crescido ao menos 15% ao mês. Já Florion Otto, presidente do Groupon Brasil, é mais otimista e acredita que o crescimento mensal deve ficar entre 20% e 30%.

A expansão acelerada da atividade de compras coletivas é confirmada por números da e-bit, que revelam que, apesar de essa modalidade de e-commerce existir no país há apenas um ano, 61% das pessoas já têm conhecimento sobre o seu funcionamento, sendo que 49% delas já compraram algum produto ou serviço por intermédio de sites de compras coletivas.

Além disso, do total de pessoas que já utilizaram esses serviços, 82% disseram que pretendem recorrer a eles novamente. Outro dado é que dos 51% das pessoas que ainda não fizeram nenhuma compra nesses sites, 68% têm interesse em utilizá-los.

Segundo a consultoria, atualmente existem cerca de 400 sites de compras coletivas em operação no país, número que sobre para mil quando são computadas também as empresas start-up.

No evento, também foi exibida uma análise da GMattos, apresentada pela diretora de marketing do Paypal, Adriana Bello, que mostrou que atualmente são realizadas de 2,5 milhões a 3 milhões de vendas mensais, em média, através de sites de compras coletivas. O estudo prevê que o mercado deve passar por um intenso processo de consolidação, com o grosso da receita ficando nas mãos de poucas e grandes empresas.

Uma tendência apontada para esse mercado é a da lançamento de franquias em 2011. O consultor do Curso de E-Commerce, Alberto Valle, afirmou que as operações de compra de pequenos sites de descontos por players maiores, com objetivo de se instalarem em praças em que ainda não possuem operações, também deverá movimentar bastante o mercado. “O momento é de acomodação no mercado e novas oportunidades deverão surgir, como a possibilidade de aquisição de franquias e a segmentação dos sites de compras coletivas” confirmou Alberto Valle.

Para Marcelo Macedo, presidente do ClickOn, um dos grandes impulsionadores do setor são as redes sociais, que ajudam a difundir os sites e as ofertas. Macedo observa que esse respaldo das redes sociais fortalece o marketing viral e pode garantir publicidade a um baixo ou até nenhum custo, gerando mídia espontânea e qualificada.

Com informações de Blog do E-Commerce