Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Site desenvolvido por alunos da UFSCar ajuda a emitir guias de ICMS

Quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Em janeiro, passou a vigorar a nova emenda Constitucional aprovada pelo Senado, em que altera a forma de incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de vendas pela internet.

Antes o recolhimento de ICMS do comércio eletrônico ficava com os Estados de origem das lojas, com a mudança, a partir de agora o imposto vai para o destino das mercadorias. Pensando em toda “dor de cabeça” que essa mudança causaria, uma empresa de São Carlos (SP) formada por alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a capital da tecnologia, desenvolveu um site, onde é possível descomplicar a emissão de Guias.

“A mudança da lei trouxe uma série de dificuldades no âmbito da burocracia, custos e tempo às empresas. Nosso sistema surgiu no intuito de automatizar a etapa de emissão de guias que é a parte mais delicada do processo. Com o nosso sistema, é possível emitir todas as Guias necessárias apenas enviando o XML da nota fiscal”, explica Mario Rodrigo Jorge, um dos idealizadores da empresa Gerador de GNRE.

A partir do dia 1 de fevereiro a ferramenta estará disponível, através do site www.geradordegnre.com.br para empresas e contadores que fazem operações interestaduais e sujeitas aos regimes de tributação que exigem a emissão dessas Guias. O processo é simples, para as primeiras vagas serão gratuitas e depois disso será cobrado um valor simbólico. “De posse dos arquivos XML do usuário, nosso site processa os arquivos e gera todas as guias necessárias à operação, retornando um arquivo Zip com todas as Guias em PDF”, comenta Mario.

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Muito bom!!!
    Realmente isso facilitará muuuuuito a vida dos contadores que emitem as guias para seus clientes mas, principalmente, para os empreendedores que não podem perder tempo (e dinheiro) com burocracia burra imposta pelos governos.

    Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.