Logo E-Commerce Brasil

Site desenvolvido por alunos da UFSCar ajuda a emitir guias de ICMS

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Em janeiro, passou a vigorar a nova emenda Constitucional aprovada pelo Senado, em que altera a forma de incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de vendas pela internet.

Antes o recolhimento de ICMS do comércio eletrônico ficava com os Estados de origem das lojas, com a mudança, a partir de agora o imposto vai para o destino das mercadorias. Pensando em toda “dor de cabeça” que essa mudança causaria, uma empresa de São Carlos (SP) formada por alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a capital da tecnologia, desenvolveu um site, onde é possível descomplicar a emissão de Guias.

“A mudança da lei trouxe uma série de dificuldades no âmbito da burocracia, custos e tempo às empresas. Nosso sistema surgiu no intuito de automatizar a etapa de emissão de guias que é a parte mais delicada do processo. Com o nosso sistema, é possível emitir todas as Guias necessárias apenas enviando o XML da nota fiscal”, explica Mario Rodrigo Jorge, um dos idealizadores da empresa Gerador de GNRE.

A partir do dia 1 de fevereiro a ferramenta estará disponível, através do site www.geradordegnre.com.br para empresas e contadores que fazem operações interestaduais e sujeitas aos regimes de tributação que exigem a emissão dessas Guias. O processo é simples, para as primeiras vagas serão gratuitas e depois disso será cobrado um valor simbólico. “De posse dos arquivos XML do usuário, nosso site processa os arquivos e gera todas as guias necessárias à operação, retornando um arquivo Zip com todas as Guias em PDF”, comenta Mario.