Logo E-Commerce Brasil

Shopee lidera número de downloads de app entre os e-commerces no Brasil

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Em 2022, tivemos o Brasil ranqueado como a população que, em média, gasta mais tempo utilizando aplicativos, segundo o report State of Mobile 2022 produzido pela data.ai, parceira da Similarweb. Quando olhamos especificamente para os dados dos e-commerces brasileiros, a Shopee, gigante plataforma de comércio eletrônico singapurense no Brasil, teve mais de 9 milhões de instalações únicas no segundo trimestre de 2022, seguido pelo Mercado Livre (4.292 milhões) e Magazine Luiza (3.710 milhões).

A pesquisa produzida pela Snaq em parceria com a Simillarweb traz dados do comportamento do digital dos principais e-commerces brasileiros entre abril e junho de 2022. Nele é possível ver nomes nacionais como Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia, além de internacionais como Alibaba, Amazon e AliExpress.

Neste indicador de downloads, a Shopee foi a primeira colocada pelo segundo semestre consecutivo. Este vem sendo um dos objetivos da empresa desde sua chegada ao Brasil em 2019, com uma estratégia agressiva de marketing. A Shopee apresentou 20,2% de participação no volume de de participação no volume de downloads das Top 10 marcas analisadas

Analisando as métricas do tráfego total, incluindo desktop e mobile, o Mercado Livre é líder absoluto de sessões mensais com 649 milhões. O 2º lugar é da OLX (296 milhões), seguido pela Amazon (276 milhões). Entretanto, segundo a pesquisa, o trimestre fechou em baixa de 10,45% quanto ao número de visitas se comparado ao mesmo trimestre de 2021, o que não necessariamente significa um desaquecimento do mercado varejista.

Engajar para comprar

Mais do que novos downloads, o engajamento do público é algo buscado constantemente pelos e-commerces. Métricas como páginas visualizadas por sessão e tempo médio são importantes indicadores para melhorias quanto a experiência do usuário e conversão em compras. No período analisado pelo Report da Snaq, a OLX é a empresa com mais páginas visualizadas por sessão, ShopFácil fica na última colocação.

Em sites de vendas de novos e seminovos, como Mercado Livre e OLX, a empresa aponta uma média maior de páginas visualizadas, influenciada pela necessidade do usuário “garimpar” produtos. A mesma premissa segue para o tempo médio de cada sessão. No segundo trimestre de 2022, os usuários ficaram cerca de 10 minutos em cada sessão da Shopee, sendo em média 3:30 em players como Alibaba, Magalu, Casas Bahia e Amazon.

Confira os dados completos em https://conteudo.snaq.co/e-commerce-brasileiro-2t22?utm_source=parceiro&utm_medium=sile&utm_campaign=lancamento

Leia também: Pix alcança 2º lugar no ranking de meios de pagamento aceitos pelo e-commerce