Logo E-Commerce Brasil

Shopee cresce mais de 300% no Dia do Consumidor; entenda estratégia

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Ao divulgar os resultados do Dia do Consumidor de 2022, realizado no dia 15 de março, a Shopee declarou que teve um aumento de 300% no número de compradores e de 290% no número de novos vendedores e marcas na plataforma.

Dados da Neotrust mostram que o e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 722 milhões na data, crescimento de 22% em comparação a 2021.

Principais dados da campanha

Somente no Twitter, a Shopee teve mais de 470 mil menções no Dia do Consumidor. Parte delas relacionadas a repercussão dos diversos cupons disponibilizados pelo marketplace para atrair mais consumidores na data.

Uma das grandes novidades foi a possibilidade de pagamento por Pix.

As categorias que mais venderam foram: casa e lazer, saúde e beleza e roupas femininas.

Shopee

A região com maiores vendas foi a Sudeste, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A região Nordeste, no entanto, foi a com maior crescimento no número de pedidos, principalmente em Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

De acordo com Felipe Piringer, responsável pelo marketing e estratégia na Shopee, o propósito de todas as ações de marketing da empresa é “proporcionar uma experiência de compras fácil, divertida e segura para os usuários e, ao mesmo tempo, alavancar as vendas dos empreendedores brasileiros na nossa plataforma”.

Estratégias

Como primeira grande data de vendas para o comércio eletrônico no ano, a aposta da Shopee no Dia do Consumidor foi criar uma aproximação do público brasileiro. A aposta foi uma campanha com o grupo Barões da Pisadinha, que produziu um jingle em forma de paródia para o marketplace.

Além disso, pelo menos 20 influenciadores foram contratados para encorpar as ações promocionais da empresa. As estratégias de live commerce dentro do aplicativo também foram empregadas com o lançamento da Shopee Live.

“Nossas campanhas de marketing alavancam vendas e tráfego para os nossos vendedores. Possuímos uma equipe local construindo todas as nossas campanhas e ativos em todos os nossos canais. Já para consumidores, alguns dos benefícios são os cupons de frete grátis e de desconto, ofertas-relâmpago, assim como promoções em datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, Black Friday, entre outros”, explicou Piringer,

“Possuímos também uma variedade de produtos locais e internacionais em mais de 30 categorias disponíveis na plataforma”, completou o executivo sobre os benefícios para os lojistas.

Para as próximas promoções

O executivo contou ainda quais são as estratégias da Shopee para que o crescimento seja sustentável:

  • Foco na experiência de compra do consumidor;
  • Ações para tornar as compras mais fáceis, seguras e divertidas;
  • Meios de pagamento diversos;
  • Engajar o público;
  • Conteúdo personalizado para cada campanha.

“Outra dica que posso dar é desenvolver uma estratégia de marketing que esteja conectada de fato com o seu negócio e com o seu propósito, que tenha a cara da sua marca, sem a pressão de estar presente em todas as datas comemorativas simplesmente porque todas as empresas estão fazendo”, finaliza.

Fonte: Money Times.

Leia também: Por preocupação com dados pessoais, 79% dos brasileiros não fariam compras em sites pouco seguros.