Logo E-Commerce Brasil

Shopee alcança mais de 2 milhões de vendedores brasileiros

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

No fim de fevereiro desse ano, a Shopee revelava ao mercado o avanço da plataforma no Brasil com mais de 1 milhão de sellers locais. Menos de dois meses depois, o marketplace celebra o marco de mais de 2 milhões de vendedores brasileiros registrados na plataforma. Este número envolve desde micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), até grandes marcas. Vale destacar que mais de 85% das vendas do marketplace são de lojistas brasileiros e a Shopee continua apoiando esses vendedores com iniciativas para alavancar ainda mais os seus negócios online.

Shopee

De acordo com a Shopee, mais de 50 mil pessoas foram capacitadas nos últimos 12 meses em mais de 20 tipos de aulas. O intuito dos treinos, segundo a empresa, é o de contribuir para a digitalização dos negócios e alavancagem de vendas.

“O forte comprometimento da Shopee para apoiar vendedores e comunidades brasileiras tem atraído cada vez mais empreendedores e marcas para o nosso marketplace. Nosso suporte vai além de oferecer uma plataforma fácil e segura. Já capacitamos mais de 50 mil pessoas nos últimos 12 meses em mais de 20 tipos de aulas para ajudá-las na digitalização dos negócios e alavancagem de vendas. Além disso, temos feito um trabalho de acompanhamento de alguns negócios.”, destaca Felipe Piringer, responsável pelo marketing na Shopee Brasil.

Leia também: Saiba como aproveitar a liberação do FGTS a favor do seu e-commerce

Treinamentos gratuitos

O aperfeiçoamento profissional dos vendedores também está na lista de prioridades da Shopee, que está continuamente investindo no Centro de Educação do Vendedor, um ambiente de aprendizagem virtual com webinars e cursos profissionais com vários módulos como “Aprenda a analisar o desempenho da sua loja”, “Venda mais com as ferramentas da Central de Marketing”, “Otimizando seus envios”, entre outros.

Leia também: Inflação: nos EUA, preços devem continuar elevados em 2022 apesar de ‘pico’

Em um pouco mais de um ano da iniciativa, a empresa já capacitou mais de 50 mil empreendedores em mais de 300 horas de webinars. Além disso, mantém um grupo privado no Facebook para que os vendedores possam trocar conhecimento e informações. A iniciativa fornece suporte para vendedores iniciantes até os mais experientes.

Apoio aos vendedores

Além dos treinamentos, a Shopee conta com um programa de incubação para apoio ao vendedor assim que chega na plataforma. A iniciativa é gratuita e apenas para convidados. Com duração de quatro semanas, os profissionais do marketplace ajudam os lojistas no onboarding com estratégias para aumentar as vendas, como a utilização de ferramentas de marketing e publicidade, na melhoria do design da loja, entre outros.

Leia também: Pinterest anuncia integração com WooCommerce

Já para aqueles que estão há mais tempo na plataforma, há visitas periódicas para apoiar alguns lojistas selecionados no que for preciso. O suporte pode ser o compartilhamento de boas práticas operacionais ou até ajuda na resolução de problemas como melhor organizar o estoque, por exemplo. Esse programa está em fase piloto com presença em cidades selecionadas.