Logo E-Commerce Brasil

Setembro amarelo: campanha chama atenção para doenças mentais e suicídio pelo sétimo ano

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Cada vez mais necessárias, as campanhas de prevenção ao suicídio chamam atenção para ele como uma das principais causas de morte em todo o mundo. De acordo com as estimativas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicadas no relatório “Suicide worldwide in 2019”, todos os anos mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que de HIV, malária ou câncer de mama, guerras e homicídios.

Instrumento para compartilhar informações que podem ajudar a prevenir este tipo de morte, a campanha Setembro amarelo reforça o apoio, este ano, às pessoas num cenário de mudanças constantes nos seus dia a dia, com volume de informações e notícias pesadas por conta da pandemia, e que mexe principalmente com quem enfrenta crises de ansiedade (um a cada 13 indivíduos manifesta sintomas de ansiedade), angústia, bipolaridade, depressão (mais de 264 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo), entre outros tipos de distúrbios emocionais.

A Cellairis Brasil, líder mundial em tecnologia mobile, manterá durante todo o mês a Campanha “Bem me quero”, levando para dentro da empresa a consciência sobre essa questão de saúde pública e que exige atenção e cuidado.

Em uma “Urna da Felicidade”, os colaboradores poderão retirar um recadinho motivacional com o objetivo de melhorar o dia. Se estiver inspirado, poderá escrever algo e colocar na urna para que outro colaborador também se beneficie. A empresa terá frases nas baias, além de distribuição de mimos como chocolate para adoçar a vida.

Haverá ainda um workshop com a psicóloga clínica Cléo Vasconcellos, de Curitiba, para debater comportamento e saúde mental para conscientizar os funcionários sobre a importância da data. Para ela, um mundo mais equilibrado tem na Psicologia peça fundamental.

Dentro da programação da Campanha “Bem me quero”, serão abordados o conceito do Setembro amarelo e sua importância; dicas para cuidar da saúde mental e emocional, além de temas ligados à necessidade de se buscar ajuda e da consciência sobre não estar sozinho e de como é fundamental cuidar de si e também do outro, além de sete razões para fazer terapia terá um recorte sensível à data e os colaboradores.

O Setembro amarelo é uma campanha brasileira criada em 2014. O mês foi escolhido porque, desde 2003, a data 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A cor amarela remete a alegria e iluminação.