Logo E-Commerce Brasil

Serasa abre inscrições para programa gratuito de capacitação de microempreendedores

Para ajudar os consumidores brasileiros que sonham em impulsionar seu próprio negócio, o projeto Crescer e Vencer – Saúde Financeira para Microempreendedores, criado pelo SerasaConsumidor em parceria com a Aliança Empreendedora, está com inscrições abertas até 21 de dezembro.

O programa irá selecionar 75 microempreendedores da região Metropolitana de São Paulo para receberem capacitação gratuita, com o objetivo de ajudar na gestão e saúde financeira dos negócios. No início deste ano, um e-commerce recebeu prêmio de destaque.

Os microempreendedores interessados podem se inscrever exclusivamente pelo site do programa. A capacitação será feita no início de 2017 por profissionais treinados da Serasa Experian em cinco encontros presenciais realizadas em São Paulo, com seis turmas de, em média, 12 participantes. Os selecionados serão anunciados no dia 23 de dezembro.

No primeiro semestre de 2016, o programa capacitou 180 microempreendedores de São Paulo e do Distrito Federal. Seis (três de cada praça) foram selecionados como “empreendedores destaque”. A empresária Fabiana Barbosa Soares dos Reis, São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, foi um dos destaques, com sua loja virtual de acessórios femininos Mania de Mulher.

Segundo ela, a participação no Crescer e Vencer elevou sua autoconfiança. “Eu estava muito desanimada com meu segmento de atuação, não acreditava que tinha potencial para isso e que realmente era o meu negócio”, disse. “Mas, com a conquista do prêmio, tive certeza que devo seguir esse caminho.”

Já para Claudia Carvalho de Souza, proprietária do Ateliê Doce Sabor, do Distrito Federal, também premiada, participar do projeto mostrou que existem outras pessoas que passam pelas mesmas dificuldades. “Mas, juntas, podemos nos fortalecer e chegar mais longe.”

“Nossa intenção é capacitar empreendedores e garantir conhecimento e informação adequados. O Crescer e Vencer também possibilitará trocas de experiências que contribuirão para o processo de desenvolvimento desses empresários”, afirmou a gerente de sustentabilidade corporativa da Serasa Experian, Andrea Regina.

O Saúde Financeira para Microempreendedores, é uma iniciativa que integra o Programa Sonhos Reais da SerasaConsumidor e Serasa Experian, e foi desenvolvido em parceria com a Aliança Empreendedora, organização social de apoio a microempreendedores.

O Programa Sonhos Reais é o programa de voluntariado corporativo da Serasa, que há 6 anos capacita funcionários da empresa para que, como voluntários, possam transmitir à população de baixa renda noções básicas de Educação Financeira. Desde 2009, o Sonhos Reais já beneficiou, direta e indiretamente, mais de 60 mil pessoas em todo o país.

MEIs representam 79,6% dos novos negócios criados em 2016

Entre janeiro e agosto de 2016 o Brasil ganhou 1.379.988 novas empresas, o maior número para o período desde 2010, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Trata-se de uma quantidade 2,3% superior ao anotado nos oito primeiros meses de 2015, quando ocorreram 1.349.583 nascimentos. Em agosto/2016 o indicador apontou a criação de 180.615 novas empresas, número 5,5% maior do que o apurado em agosto/2015, quando ocorreram 171.227 nascimentos.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recorde de novas empresas criadas no país de janeiro a agosto de 2016 foi determinado pelo chamado empreendedorismo de necessidade: dada a destruição de vagas no mercado formal de trabalho, pessoas que perderam seus empregos estão abrindo novas empresas visando a geração de alguma renda, dadas as dificuldades econômicas atuais.

O estado de São Paulo foi responsável por 28,1% dos nascimentos no período, e totalizou 387.815 novas empresas. O número representa aumento de 9,3% em relação ao ano anterior.

Nacionalmente, o número de novos Microempreendedores Individuais (MEIs) nascidos nos oito primeiros meses deste ano foi de 1.098.130 contra 1.025.036 no mesmo período de 2015, alta de 7,0%. A crescente formalização dos negócios no Brasil é responsável pelo aumento constante das MEIs, registrado desde o início da série histórica do indicador. Em sete anos, passaram de menos da metade dos novos empreendimentos (45,2%, em 2010) para 79,6% no último levantamento.