Redação E-Commerce Brasil

Serasa Experian lança ferramenta de login online com certificado digital

Quarta-feira, 15 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Empresas de comércio eletrônico ou outros tipos de companhias que possuem sites com área logada passam a contar, a partir de hoje, com uma ferramenta de login seguro na internet para seus clientes. Chamado de Identific, o novo produto da Serasa Experian possibilita a identificação dos usuários (consumidores ou empresas) no ambiente digital por meio dos certificados digitais e-CPF, e-CNPJ e NF-e, apenas com a inclusão da senha “pin”, que tem de 4 a 15 caracteres.

A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Por isso, dá mais segurança aos processos de login na internet, diferente de outros métodos que utilizam apenas login e senha, ou logins de redes sociais.

“O certificado digital é, hoje, a melhor opção para identificação segura no ambiente digital, por isso a Serasa Experian trouxe essa inovação para seu portfólio de produtos”, afirma Maurício Balassiano, diretor de certificação digital da Serasa Experian. “Com o Identific, as empresas terão certeza de quem está se logando em seus sites já passou por um processo de identificação”, diz.

Para emitir o certificado digital, pessoas e empresas devem fornecer documentos (como RG, CPF e comprovante de residência), que passam por uma checagem, e comparecer a um posto de emissão da autoridade certificadora para validação presencial da identidade digital. Por conta do processo rigoroso, dados do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) mostram que 0,0038% do total de certificados emitidos em 2017 irregulares, e todos foram revogados.

A segurança do certificado digital é garantida por conta da criptografia utilizada, que é a do tipo assimétrica. Em outras palavras, os certificados digitais emitidos na ICP-Brasil possuem duas chaves, uma pública e outra privada. Essa informação não é gravada nos certificados, restando apenas ao seu proprietário o conhecimento da mesma.

Os usuários dos certificados digitais e-CPF, e-CNPJ e NF-e não pagam nada para utilizar o Identific. As empresas que quiserem disponibilizar esta forma segura de login em seus sites também podem fazer a instalação de forma gratuita com apenas três cliques no endereço www.serasaidentific.com.br.

Veja os principais benefícios listados abaixo:

Rapidez: o Identific substitui os processos tradicionais de login, em que o usuário precisa preencher todos os seus dados pessoais, pela inclusão da senha “pin” do certificado digital. Automaticamente, os dados são inseridos no cadastro (nome, CPF, endereço e e-mail, no caso de pessoa física).

Comodidade e praticidade: uso de um mesmo login para todos os sites, com certificado digital, apenas utilizando a senha “pin”. Assim, não há necessidade de criar um login e senha diferente para cada site.

Segurança: com este tipo de login, as empresas sabem que quem está acessando seu ambiente digital ou comprando em seu e-commerce já passou por um processo de identificação presencial confiável.

Fim do fake: não existe um certificado digital com perfil fake, seja ele de consumidor ou empresa, como acontece nas redes sociais.
Sem chargeback: com a utilização do identific no e-commerce, as varejistas eliminam a necessidade de chargeback, que é o cancelamento feito pela administradora do cartão quando não há reconhecimento da compra pelo consumidor. Ao utilizar o serviço de login e se autenticar com o certificado digital, que tem validade jurídica, o usuário assume a responsabilidade.

Menos abandono de carrinho: Pesquisas mostram que uma das principais razões do abandono de carrinho são os formulários extensos de cadastro. Por conta da comodidade de não solicitar o preenchimento de dados cadastrais, o Identific agiliza todo o processo de compra e, assim, diminui a taxa de abandono de carrinhos no e-commerce.

Credibilidade: a Serasa Experian foi a Primeira Autoridade Certificadora (AC) homologada no país e tem vasta expertise no segmento de certificação digital, além de possuir 50 anos de mercado no Brasil. Um login com a marca Serasa dá mais credibilidade aos sites.

Certificação Digital

A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Tem validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.

A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos.

Para mais informações, acesse: www.certificadodigital.com.br.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.