Redação E-Commerce Brasil

SEO e e-mail marketing: os segredos da Leroy Merlin

Terça-feira, 10 de outubro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

“SEO é complicado porque envolve tecnologia, social media, BI, entre outros. Você precisa ser melhor que os seus concorrentes”. Com esta frase, Diego Alves Lemos, Digital Marketing Supervisor, da Leroy Merlin abriu a última palestra da Conferência E-Commerce Brasil NORDESTE 2017.

Segundo Diego, 55% das vendas da Leroy Merlin vêm do tráfego orgânico, e a empresa tem 10 milhões de visitas e 6 milhões de visitantes únicos (mais de 45% são novos visitantes).

Para ele, implantar a Cultura de SEO foi fundamental para fazer a estratégia dar certo. Hoje todo mundo da Leroy faz um pouco de SEO. “A nossa estratégia foi propagar o SEO na empresa. Me aproximei das áreas e explicava para as pessoas como elas podiam ajudar a vender mais”, conta Diego. Ele completa dizendo que houve um treinamento massivo de assistentes, analistas e GPs para ensinar sobre SEO, SEMRush e Google Analytics.

Sem dinheiro para investir em produções de conteúdo caras, a Leroy passou a apostar na produção interna, incentivando os próprios colaboradores das lojas físicas a produzirem vídeos, imagens e descrições inspiradoras. “Em 2013 começamos a escrever em todas as páginas com conteúdos explicativos. Assim o Google passou a ler nossas páginas”, explicou Diego.

Outras estratégias que geraram bons frutos foram: as “múltiplas arborecências” por marca, por uso, por ambiente e o planejamento de palavras-chave. “Use ferramentas como a SEMRush para verificar as palavras-chave. A dica é: pegue as palavras-chave que não têm tanta concorrência no começo”, disse.

 

E-mail marketing

Em dois anos a Leroy aumentou a taxa de abertura nos emails em 62% e aumentou a receita em mais de 400% com base nos 5 C’s do e-mail marketing:

  • Construa sua base (aproveite a audiência da sua loja física), visitas no site, capte os dados nem que seja por um Google Forms!
  • Capriche na sua identidade visual (categorize os emails, crie padrões segmentados, como por exemplo, e-mails institucionais e e-mails de promoção), crie assuntos interessantes e faça testes. Use emojis (eles aumentam a taxa de abertura em 20%, segundo a Return Path)
  • Conheça seu cliente por meio de dados de navegação, histórico de compras para fazer ofertas personalizadas. O engajamento de e-mails personalizados é três vezes maior.
  • Converta acessos em receita. 85% do faturamento do e-mail marketing está relacionado às promoções. Cuidado com o spam: segundo a Return Path, 21% dos e-mails legítimos foram para o spam em 2016. Para não cair no spam é preciso engajar o usuário, nunca compre base, acompanhe a sua reputação e tenha certificações de whitelist. “Limpe sua base regularmente e acompanhe os índices de reclamação que devem ser menores que 0,2%”.

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