Além de críticas, o Senado Federal quer se posicionar formalmente conta o pedido da empresa americana Amazon pelo registro exclusivo do domínio .amazon na Internet. A ideia, assim, é reforçar o protesto já encaminhado pelo Brasil e o Peru conta a intenção da Amazon.
Um processo de registro foi aberto pela ICANN – organização que administra os ‘nomes e números’ da rede mundial, no qual foram feitos 1.930 pedidos, entre eles, o da empresa de varejo online, que ainda está sob avaliação.
Segundo o diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Benedicto Fonseca Filho, já houve duas tentativas de consenso entre a empresa americana e os membros da OTCA , sem sucesso.
Ele participou nesta semana de uma audiência pública sobre o tema no Senado e esclareceu que a próxima tentativa de acerto será na reunião da ICANN em Durban, na África do Sul, que será realizada em julho. Em agosto essa avaliação inicial de cada pedido feito à ICANN deve ser concluída.
Durante a audiência, a senadora Vanessa Grazziotin anunciou a campanha para recolher assinaturas contra o pleito da empresa americana. Para participar, basta acessar o endereço eletrônico www.nossaamazonia.org.br. As assinaturas recolhidas serão entregues na reunião do Comitê Gestor de Governos (GAC) da ICANN na reunião de Durban.
Por: Convergência Digital