Logo E-Commerce Brasil

Semana da internet sustentável incentiva o consumo inteligente

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Esse ano, a data escolhida para a iniciativa foi de 16 à 22 de março, pois será justamente na semana em que se comemora o Dia Mundial das Florestas (21) e o Dia Mundial da Água (22).

O objetivo da ação é mobilizar o mercado digital e o consumidor para a importância da sustentabilidade nesse segmento e estimular o consumo inteligente. “Nossa expectativa é que, cada vez mais, as pessoas entendam a importância dessas empresas que se preocupam em tornar a internet mais sustentável e buscam fazer a diferença por um mundo melhor, levando isso para seus consumidores, como embaixadoras de hábitos mais sustentáveis”, afirma Mayra Gianoni, Diretora da Site Sustentável.

A campanha deve orientar a população a ter um consumo consciente no dia a dia e estimular hábitos mais sustentáveis para ajudar a construir um mundo melhor. “Através de uma metodologia que desenvolvemos, é possível saber como compensar as emissões de CO2 de um website por meio do plantio de árvores, tornando a internet um ambiente mais sustentável”, finaliza Mayra.

Em sua segunda edição, a Site Sustentável preparou, uma página dedicada à Semana da Internet Sustentável (http://www.internetsustentavel.com.br) e fará ações em três níveis, que são:

Para novos clientes – A empresa fará uma promoção válida durante o período da ação. Quem adquirir o Selo da Site Sustentável nessa semana terá ainda mais vantagens na contratação do serviço.

Para quem já é parte da rede de sustentabilidade da empresa – Será feita uma ação para que eles incentivem o plantio de árvores junto de seus consumidores. A Site Sustentável criará campanhas específicas para a data com o intuito de engajar as pessoas com a causa da empresa, um exemplo seria o plantio de uma árvore a cada 20 likes no Facebook da empresa parceira.

Para o público em geral – Será desenvolvida uma campanha nas redes sociais chamada #plantapramim. Nessa ação, a pessoa terá que publicar uma foto com uma árvore no Facebook e marcar a página da Site Sustentável https://www.facebook.com/sitesustentavel. A cada foto que atingir mais de 150 curtidas, a Site Sustentável plantará uma árvore e dedicará às pessoas que estavam na foto.

De acordo com Mayra, para essa edição a expectativa é envolver o consumidor final na ação para que eles entendam como a Internet pode ser mais sustentável e comecem a procurar por empresas que já fazem a sua parte.

“Esse ano queremos maior interação com o consumidor final, buscamos mostrar que quem está na Internet também precisa se preocupar com o seu impacto no meio ambiente. Normalmente o consumidor não associa internet e sustentabilidade, mas é fundamental que ele entenda que existem ações focadas nisso”, finaliza, Mayra.