Logo E-Commerce Brasil

Segurança: Google suspende download do aplicativo chinês Pinduoduo

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Alegando a segurança dos usuários do sistema Android, o Google suspendeu a possibilidade de download do aplicativo chinês Pinduoduo em dispositivos móveis. A decisão foi tomada após a identificação de malware em versões do software, o que aumenta a preocupação sobre a confiabilidade dos aplicativos desenvolvidos na China.

O Google Play, loja virtual por onde os usuários do sistema Android podem baixar os aplicativos, não está disponível na China, maior mercado do Pinduoduo, propriedade da PDD Holdings.

Na China, os usuários do sistema podem baixar os aplicativos apenas por lojas virtuais operadas por empresas de tecnologia chinesa, como é o caso da Tencent Holdings e da Baidu.

Desdobramentos

Além da identificação do malware, a PDD foi informada pelo Google Play que os downloads foram temporariamente suspensos por uma inconformidade da nova versão do aplicativo com as políticas do Google. As informações foram disponibilizadas ao Dow Jones Newswire por um porta-voz da Pinduoduo. “Estamos nos comunicando com o Google para obter mais informações”, disse ele.

Por sua vez, um representante do Google declarou que o Google Play conta com um recurso para monitorar dispositivos em busca de comportamento prejudicial, o que está sendo empregado para evitar tentativas de instalar aplicativos maliciosos vinculados ao Pinduoduo.

Um recurso do Google Play que monitora dispositivos em busca de comportamento prejudicial foi

Os usuários que tiverem versões maliciosas do aplicativo baixadas serão avisados e solicitados a desinstalá-los, de acordo com o porta-voz.

Fonte: Estadão Broadcast.