Logo E-Commerce Brasil

SEED: varejo apresenta queda de 1,8% no fluxo de visitantes em abril

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

De acordo “Índice SEED de Varejo”, levantamento realizado pela Seed Digital, empresa de inteligência para o varejo físico, o fluxo de visitantes no varejo apresentou ligeira queda de 1,8% no mês de abril, em comparação ao mês anterior. A queda foi ocasionada principalmente pelo menor movimento nas lojas de rua, que apresentou uma variação negativa de -6,4%. Já as lojas de shoppings tiveram aumento de 0,09% no fluxo de pessoas, também se comparado a março.

De acordo com o Ibope, a semana do Dia das Mães representou cerca de 30% do volume de pessoas do mês de abril, ocasionado principalmente pelo movimento do comércio de ruas (33,4%). Na tentativa de reverter esse cenário, os shoppings aproveitaram a data para oferecer promoções: 52% optaram por realizar sorteio e 32% por promoções do tipo “comprou-levou”.

Além das promoções, também está ocorrendo um refinamento nas iniciativas tradicionais, como: repaginação da vitrine, melhora na abordagem do cliente, treinamento sobre os produtos vendidos, boa exposição e organização da loja, kits prontos para aumentar e facilitar a escolha, visando a melhora do ticket médio. Além disso, o maior sortimento de produtos principalmente temáticos, acabam impulsionando as vendas em datas comemorativas de cunho emocional.

Metodologia do levantamento
O “Índice SEED de Varejo”, que analisa o fluxo de pessoas em lojas de rua e shopping, é calculado automaticamente por meio da ferramenta da SEED implantada em seus clientes. A tecnologia da empresa, que conta com sensores de contagem de pessoas nas entradas dos estabelecimentos, permite uma série de analises baseadas na contagem de pessoas que entram nas lojas. Os números apresentados no levantamento são a consolidação das informações dos clientes agrupados entre lojas de shoppings e lojas de rua, apresentando informações consolidadas sobre eletroeletrônicos, perfumaria, brinquedos, ótica, moda e artigos esportivos.

Por meio da contagem de pessoas, é possível identificar os períodos com maior e menor movimento ao longo dos dias e horários. A ferramenta calcula informações como: número de visitantes por hora, horários de pico e baixa e faz a comparação de fluxo analisando os períodos.