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Sebrae e E-Commerce Brasil divulgam 2ª Pesquisa Nacional do Varejo Online

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os principais destinos das vendas de e-commerce, segundo apontou a 2ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo Sebrae em parceria com o E-Commerce Brasil e divulgada durante o Fórum E-Commerce Brasil 2015. Veja primeira pesquisa aqui.

Apesar desses estados serem os principais, outros destaques foram: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e Bahia. Veja:

pesquisa do sebrae e ecommerce brasil 2015

 

Em relação à pesquisa do ano anterior, a região Nordeste cresceu de 8,4% para 10% em 2015, já a região Sudeste caiu de 63,3% para 58%. Confira aqui.

sede dos ecommerces no brasil

Principais categorias

Moda continua liderando o ranking de principais segmentos de atuação no e-commerce. A grande surpresa ficou por conta da categoria Casa e Decoração, que alcançou 19%. Veja lista completa:

Principais segmentos de atuação

 

Atendimento

Segundo a pesquisa, o principal canal de atendimento no e-commerce em 2015 foi o e-mail, seguido pelas redes sociais e telefone. É interessante notar que o telefone teve um queda considerável de 78,1% para 59,5% dos atendimentos, por outro lado o Whatsapp saltou de 18% em 2014 para 34,3% em 2015. Veja comparação:

principais canais de atendimento sebrae

 

 

Logística

A logística reversa, uma das grandes vilãs do e-commerce tem um custo médio 3,5%. O principal motivo da logística reversa é a troca de produto por tamanho, cor, etc, defeito do produto, arrependimento, produto danificado, pedido incorreto, outros. Veja:

logistica reversa

Veja outros dados da pesquisa:

A taxa de conversão em 2015 teve uma pequena queda de 1,7% em 2014 para 1,5% em 2015. Já a taxa de abandono de carrinho diminuiu de 57,7% em 2014 para 38% em 2015. O número de pedidos por mês também diminuiu de 137 em 2014 para 90 em 2015. A pesquisa foi realizada através de formulário eletrônico com mais de 800 entrevistados entre 15 de maio e 08 de junho de 2015 pelo Sebrae em parceria com o E-Commerce Brasil.