O Dia dos Pais é uma das datas importantes de vendas para o varejo. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão é de que a data movimente R$ 7,7 bilhões na economia brasileira em 2024. Um aumento de 4,7% em relação a 2023, já descontada a inflação.
Neste ano, um dos destaques da pesquisa é o mercado de beleza e bem-estar. Apenas o setor de perfumaria e cosméticos deve responder por R$ 1,51 bilhão das vendas na data. Uma oportunidade e tanto para os sellers que trabalham com esse mercado que cresce a cada ano. À medida que os pais se interessam cada vez mais por produtos ligados à saúde, bem-estar e beleza, novas possibilidades surgem para quem se organiza com antecedência e prepara estratégias de vendas para a data.
No caso do marketplace da RD Saúde, especializado em saúde, bem-estar e beleza o Dia dos Pais recebe atenção especial. “Um dos objetivos é aumentar a oferta de produtos de beleza e bem-estar masculino, porque este é um grupo que tem aumentado o seu consumo desses itens”, comenta Maressa Fernandes, coordenadora de marketplace da RD Saúde.
Paulo Morais, CEO da Miligrama e parceiro do marketplace da RD Saúde há um ano, já preparou a estratégia de vendas para este Dia dos Pais. Além de propor bons preços aos clientes e prazos curtos de entrega, a empresa identificou os itens de maior interesse para esta campanha. “Montamos um kit para o Dia dos Pais com os produtos mais buscados em nossas lojas. São loções para cabelo e barba que vêm dentro de uma caixinha, bem apresentável”, diz.
A busca pelos presentes reflete também os objetivos e sentimentos daqueles que presenteiam. Neste ano, Gabriele Vona deseja oferecer ao pai dela, que é professor, algo que não apenas comemore o Dia dos Pais, mas também promova sua saúde e autocuidado. “Quero dar de presente algo que possa trazer saúde, bem-estar, relaxamento e cuidado para o meu pai fugir da rotina e focar no cuidado com ele mesmo. Trazer um pouquinho de aconchego em uma rotina pesada é um lembrete que tem uma pessoa que o ama e que incentiva”.
Durante as campanhas sazonais e de eventos comemorativos, uma outra dica importante da RD Saúde para os parceiros é aproveitar o aumento do tráfego dos clientes no site para trabalhar a venda de outros produtos, principalmente aqueles que não são direcionados para o público-alvo da campanha em si.
No período que antecede o Dia dos Pais, por exemplo, por mais que um cliente entre no marketplace para comprar um determinado produto para presentear o seu pai, ele pode encontrar um outro item que vai atender alguma necessidade própria. “Por isso, a nossa dica é sempre manter os preços interessantes e o portifólio atualizado”, pontua Maressa.