Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Sede da Copa, Rússia está à frente do Brasil quando o assunto é alternativa aos Correios

Quinta-feira, 12 de julho de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

A opção de compra online com retirada em loja física é um modelo omnichannel que vem dando bons resultados na Rússia. Segundo dados da Ecommerce Foundation, 72% dos russos que compram online retiram as mercadorias em uma loja física.

Entre outros fatores, a força dos pontos de retiradas no país se dá pelas falhas recorrentes no sistema tradicional de correspondências – que registra 6% de perda de mercado ao ano. Outro fator é a preferência de 58% dos consumidores por garantir a entrega e qualidade do produto, pagando em dinheiro no ato da entrega. Vale esclarecer que essa “preferência” tem um quê de “desconfiança”: boa parte deles prefere pagar só com o produto em mãos.

No Brasil, apesar do crescimento no volume de compras pela internet – para 2018, a Ebit estima crescimento e espera chegar em mais de 60 milhões de compradores virtuais – e do alto grau de insatisfação com os problemas de entrega dos Correios, o modelo de pontos de retirada é relativamente novo. A boa notícia é que essa alternativa está crescendo em ritmo acelerado. Algumas redes, como Dafiti, Accor Hotels, Carrefour e 5àsec, estão investindo no modelo como alternativa de entrega e diferencial para o cliente.

Na prática, ele funciona da seguinte forma: o consumidor compra pelo e-commerce e, ao invés de esperar encomendas pelos Correios, optam por retirar pessoalmente nos pontos de venda.

Alguns indicadores revelam o tamanho desse mercado. Além da Rússia, outros países já registram índices relevantes acerca do modelo de pontos de retirada. Só em 2017, Europa, EUA e China somaram cerca de 40 mil locais, com média de 300 mil pacotes por dia, o que equivale a 40% de todas as compras online.

Por João Cristofolini, CEO da Pegaki.

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.