Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Roupa na medida certa e troca facilitada reduzem devolução no e-commerce

Terça-feira, 10 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Trocar um produto vendido pela internet está longe de ser uma experiência prazerosa para o consumidor e para o lojista. São trocas de e-mails, telefonemas, retorno do produto para o centro de distribuição, devolução do valor integral, mais o frete, envolvendo tempo e diversos recursos. Ainda assim, o resultado final pode ser a perda do cliente.

Para evitar o descontentamento do consumidor com a marca e manter a experiência de prazer em todo o processo de compra, incluindo a troca, a Troque Fácil direciona o consumidor, por meio de sua plataforma, para gatilhos mentais que buscam evitar a devolução do produto ou tornar a troca menos burocrática.

A plataforma é integrada com o e-commerce, assim,  o cliente só precisa colocar o código do produto e e-mail e explicar brevemente o motivo da devolução ou troca (ex: arrependimento, cor do produto, etc). No caso da devolução, o primeiro gatilho é a oferta de um vale compras no mesmo valor do produto que será devolvido pelo consumidor (em geral pelos correios).

A  vantagem para o lojista é evitar o reembolso do valor e manter o cliente. Já o consumidor, ao escolher outro produto, evita a burocracia para o lojista, uma vez que o processo é por meio do auto atendimento.

Devolução

Se o cliente insistir na devolução, o segundo passo pode ser o oferecimento de frete grátis ou um bônus no seu vale compra. Por exemplo, se o valor do produto, e do vale compras, era de R$ 60,00, o bônus poderia ser de 10%, ou seja,  R$ 66,00.

Tudo isso para que ele não devolva o produto, preferindo trocar por outro que no exemplo poderia ser 10% mais caro.  Esse percentual é escolhido pelo lojista. A retenção segundo Vitor Flores, Head da Troque Fácil é de 60%. Ele diz que este índice no e-commerce é praticamente zero. Além disso, o potencial de expansão da solução é alto, já que 6% das vendas, em geral, resultam em troca ou devolução.

No caso da troca um dos diferenciais oferecidos pela ferramenta é a geração rápida de um código de postagem (cerca de  3 minutos) no qual o cliente pode rastrear o transporte. Em geral esse prazo é de 24 horas. A troque Fácil oferece seus serviços aos lojistas por meio da cobrança de mensalidade, além de percentual sobre a retenção.

A Startup que lançou o produto no mercado em janeiro de 2019 faz hoje, cerca de 50 mil trocas por mês e tem cerca de 80 clientes, entre eles Reserva, Grendene, Track and Field, Hope Lingerie e Osklen.

Vestiu perfeito

Quem também atua na linha de evitar devoluções é a Sizebay. Por meio de sua ferramenta, quem vende roupas e sapatos pode oferecer ao consumidor final uma recomendação do tamanho ideal.

Na prática ao entrar no site do e-commerce basta clicar no ícone “provador virtual” e informar  peso, idade e altura. Em um segundo passo pode optar por aumentar ou diminuir as medidas de cintura, tórax e quadril.

Em poucos segundos é possível saber o tamanho ideal da roupa ou do calçado. Também dá para verificar o caimento. Se o sistema retornou uma calça masculina, por exemplo, número 48, o consumidor pode optar por uma numeração maior ou menor para analisar se ficará mais larga ou mais justa.

Como a numeração de roupas e sapatos não é padronizada, ou seja a modelagem segue a característica da marca,  a ferramenta se adapta à numeração que o lojista trabalha.

Resultado

O resultado esperado para o e-commerce, segundo Marcelo Bastos, diretor de atendimento da empresa é a redução de pelo menos 50% nas trocas e devoluções, além de incremento de vendas de pelo menos 5% devido à redução da taxa de abandono de carrinho por causa da confiança na hora de escolher o tamanho correto. 

A ferramenta também pode ser usada de forma preditiva para planejamento, ou seja, conhecendo melhor a numeração das roupas e calçados  do seu consumidor, melhor será a previsão de estoque.

 O banco de dados de biotipos da Sizebay também alimenta os fabricantes que conseguem analisar com mais precisão a aderência pelo público da modelagem de cada marca.

Marcelo Bastos diz que as informações já possibilitaram, por exemplo, a fabricação pela mesma empresa de roupas com certas medidas para o mercado sul-sudeste e com outras para atender o norte-nordeste.

Por Geremias Gomes, para a redação do E-Commerce Brasil.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.