Logo E-Commerce Brasil

Robôs farão delivery sem contato durante pandemia de Covid-19

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A crise gerada pelo coronavírus mudou a dinâmica socioeconômica do planeta. Com isso, algumas soluções estão sendo revistas e melhoradas para oferecer ainda mais segurança à população, como é o caso dos serviços de delivery. Nesse cenário, a DHL Supply Chain e a Unike Technologies se juntaram a MyView, especializada em automação de drones, desenvolveram um projeto baseado em inteligência artificial para atuar nas entregas em domicílio.

O MyView D4 Touchless Delivery realizará entregas por veículo terrestre autônomo em condomínios, sem contato humano, um conceito global batizado touchless delivery (entrega sem contato). Os veículos remotos serão embarcados com a tecnologia Unike, de reconhecimento facial, para que a entrega seja feita de forma segura.

Leia também: Amazon planeja comprar startup de carros autônomos para entregas

O projeto parte do princípio fundamental de manter o distanciamento social entre o entregador e o consumidor, em alinhamento com as recomendações da OMS, conforme o seguinte passo-a-passo:

  • O transporte do produto, adquirido via internet, ocorre da forma usual (moto, bike, carro etc.) da loja em que foi expedido até a portaria do condomínio.
  • A entrega do produto ao consumidor é realizada por um robô autônomo, movido por geolocalização e conduzido por inteligência artificial, entre a portaria do condomínio e a casa do cliente.

Plano de expansão no delivery

O projeto foi lançado no início de junho em dois condomínios da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

As entregas piloto serão realizadas durante o período de isolamento social devido à pandemia, com o objetivo de oferecer serviço regular de entregas automatizadas touchless ao mercado de last mile delivery em algumas das principais cidades da América Latina, em um futuro próximo.

Leia também: Rappi inicia entregas com robôs na Colômbia

As informações são do TiInside