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iFood realiza entregas de ovos de Páscoa usando robô autônomo

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O iFood utilizou robôs elétricos autônomos para entregar ovos de Páscoa no interior de São Paulo. A ação aconteceu pela primeira vez no shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto. O veículo ficou responsável por transferir os chocolates da loja até um hub do serviço, onde um entregador transfere a carga para outro robô encarregado de levar as compras até a casa dos clientes.

De acordo com o TechTudo, na parte interna, os veículos trazem ainda um sistema de raios UV-C, que esteriliza as embalagens para evitar a disseminação do coronavírus. À publicação, o iFood afirmou que a operação vai acontecer em grandes condomínios no futuro próximo, agilizando o processo de delivery para o usuário e para o entregador.

Imagem: Divulgação

Os robôs utilizados pelo iFood chegam com capacidade para entregar até 30 kg de encomendas e prometem um processo mais automatizado usando Inteligência Artificial. Com isso, o usuário deve conseguir ver com precisão onde está o seu pedido e em qual etapa da entrega o mesmo se encontra. A construção dos produtos, segundo a empresa, é feita toda em material sustentável e sua bateria tem previsão de 12 horas de autonomia.

Ada, o robô do iFood

Chamado de Ada em homenagem à escritora e matemática Ada Lovelace, o robô ainda está em fase de teste. No entanto, a expectativa é pela adoção como um novo modal, evitando inclusive o contato entre entregadores e clientes no cenário da pandemia de Covid-19. Inclusive, o produto promete eliminar todos os microorganismos, bactérias ou vírus.

De acordo com o iFood, os entregadores continuam sendo parte central para levar as refeições até os clientes. São eles que transferiram os ovos de páscoa de um robô para outro, dando sequência à entrega dos pedidos.

Durante esse período de testes, os condomínios são uma parte fundamental no projeto, segundo a marca. Isso porque a interação com o consumidor deve ser aprimorada, de forma que torne o processo mais natural, evitando possíveis erros.

A empresa não informou ainda em quais locais os clientes poderão encontrar robôs realizando entregas em suas casa no futuro, e tampouco as previsões para expansão. Apesar disso, a proposta é ter na Ada uma nova modalidade para agilizar o processo de entrega em grandes condomínios.

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Fonte: TechTudo