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Startup se destaca como plataforma para clube de assinaturas

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Há vários anos, o mercado de assinaturas tem ganhado força no Brasil, porém, nos últimos três, o crescimento desse modelo de negócios conquistou ainda mais destaque e relevância. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcom), além de movimentar 1 bilhão de reais por ano, no Brasil, o mercado de assinaturas cresceu 167% nos últimos quatro anos. Dentro desse contexto as empresas de variados segmentos tem acompanhado essa tendência e investido no modelo de assinaturas.

Prevendo esse crescimento do mercado, ainda em 2017, a Rits Tecnologia, antes com o propósito de funcionar como fábrica de software para diferentes segmentos, verticalizou sua operação para o mercado de assinaturas e desde então absorveu grande experiência em e-commerce focado em vendas de produtos físicos e digitais em formato de assinaturas.

Como um dos cases no mercado enterprise, em 2018, o Grupo Boticário, o quarto maior grupo de beleza do mundo, procurou a Rits Tecnologia, para implantar uma plataforma que otimizasse a venda de seus produtos por assinatura, pela necessidade de ter um fornecedor que fosse especialista na área e tivesse a oportunidade de fazer personalizações no produto.

De acordo com Juciano Araújo, CTO da Rits, a equipe de TI do Grupo Boticário precisava de uma empresa de tecnologia com expertise em desenvolvimento de plataformas para assinaturas. “Eles tinham a necessidade de uma plataforma de assinaturas que permitisse uma gestão otimizada dos boxes e conseguimos oferecer além do que eles buscavam. Desenvolvemos uma plataforma que permitia a personalização do produto, pagamento recorrente, integração com softwares e customização do design”, destacou Juciano.

Com a plataforma em funcionamento, em três meses, a empresa conquistou um crescimento de 152% na receita e as boxes contínuas passaram a crescer em média 35% ao mês.

Mercado que atende diversos segmentos

Outros exemplos de sucesso no mercado de assinaturas são a TAG – Experiências Literárias e a Sociedade da Mesa. A TAG, em 2019 conquistou um faturamento de R$ 36
milhões e o clube de assinatura cresceu 38% com relação ao ano anterior, encerrando o ano com 50 mil assinantes distribuídos em 2.300 cidades brasileiras.

Já a Sociedade da Mesa, um clube de assinaturas para os amantes de vinho, traçou estratégias para encerrar 2019 com faturamento de R$ 35 milhões e atualmente está investindo R$ 2 milhões para levar a curadoria que disponibiliza aos clientes do clube de vinhos para o varejo.

Para Aldo César, CEO da Rits, a tendência do mercado que direcionava os negócios a se basearem em modelos de assinaturas com pagamento recorrente tem se confirmado com perspectivas positivas para os próximos anos. “Já tivemos um pico de crescimento desse mercado há uns anos, mas hoje em dia o mercado está ainda mais maduro. Empresas de diferentes segmentos têm adotado esse modelo de forma cada vez mais sustentável e eficiente”, afirmou Aldo.

Para reforçar o argumento de que o modelo de assinaturas é adaptável e interessante para diferentes segmentos, Aldo ressaltou que na Rits existem clientes de segmentos diversos, “entre os nossos clientes estão a Inversa Publicações, que é do mercado financeiro e a Next Academy, a maior agência de intercâmbio esportivo do Brasil. Recentemente fechamos contrato com um importante nome do setor têxtil e com uma grande multinacional de tecnologia. Dessa forma temos visto que o modelo de assinaturas pode ser uma realidade para diferentes segmentos”, concluiu.

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