Logo E-Commerce Brasil

Palestrante do Fórum E-Commerce Brasil, Ricardo Almeida dá dicas de omnichannel

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Referência quando se fala de moda masculina no Brasil, Ricardo Almeida é mais do que um alfaiate de sucesso. Empresário, tornou a marca que leva o seu nome conhecida mundialmente e, sempre a frente do seu tempo, mergulhou no omnichannel, construindo um legado não só em vendas de roupas em lojas físicas, mas também no online. Ele trará sua experiência para o Fórum E-Commerce Brasil 2020 – Global Edition e antes, conversou com a redação do E-Commerce Brasil. Se inscreva no maior evento de e-commerce do mundo!

Diferente de muitos empresários, que se assustaram com as lojas fechando as portas por conta da pandemia, Ricardo Almeida agiu rápido. Mais do que fortalecer a marca no e-commerce, logo demonstrou preocupação com seus clientes e colaboradores e viu que, através do omnichannel, era possível seguir em frente.

Leia também: Fórum E-Commerce Brasil 2020 receberá Eurípedes Magalhães, Head de UX da Via Varejo

Confira a entrevista com Ricardo Almeida:

ECBR – Quais são, para você, as principais dificuldades do setor de moda atualmente?

RA: O mercado de moda, como outros, vive dias de dificuldade em função da pandemia. No nosso caso, tivemos que fechar temporariamente nossas lojas, mas já estamos reabrindo. O cliente que frequenta nossas lojas físicas está acostumado com o atendimento personalizado e exclusivo, com nossos colaboradores pretsando uma consultoria sobre peças, combinações, tecidos, seus caimentos e outros aspectos relevantes na decisão de compra. A restrição do uso do provador é um fator a considerarmos.

Ricardo Almeida

Ricardo Almeida vai participar do Fórum E-Commerce Brasil 2020

ECBR – E o que vocês fizeram para amenizar esse problema?

RA: Os consultores Ricardo Almeida tiveram um treinamento especial focado no novo modo de atendimento, considerando o uso de máscaras, o distanciamento social e as outras regras que estão sendo estritamente seguidas. Outros pontos que levamos em consideração: a questão do home office,a diminuição do poder aquisitivo da sociedade e a tendência de migração de compra para itens básicos e de sobrevivência, uma vez que contamos com a incerteza do momento atual. Foi importante ter em mente que momentos de mudanças como esse, são oportunidades. Novos hábitos de consumo e comportamento estão surgindo e com isso, decidimos nos reinventar: lançamos o e-commerce Ricardo Almeida, com ferramentas que trazem exclusividade e facilidade à experiência de compra online. No quesito produtos, lançaremos uma coleção cápsula com peças em moletom.

ECBR – Como o e-commerce ajudou no relacionamento e nas vendas da marca?

RA: Com todas as lojas fechadas, o e-commerce trouxe a possibilidade de aproximação com o nosso cliente, além de novas maneiras de conhecê-lo melhor por meio de nossa base de dados. Usando ferramentas de CRM e inteligência e pudemos perceber, por exemplo, que estamos atingindo um novo público, mais jovem. Com uso de todas essas informações disponíveis, podemos ter como plano de futuro uma coleção focada nesse novo público e direcioná-la por email, WhatsApp e outras ferramentas online.

ECBR – Como você enxerga o futuro do omnichannel daqui para frente?

RA: Acredito já ser uma realidade e será ainda mais forte no futuro. Na marca Ricardo Almeida, prezamos pela qualidade e excelência no atendimento, desde o momento da consultoria, venda e pós venda, é isso que passamos em todos os nossos canais: lojas físicas, e-commerce, atendimento à distância, etc. Este é o legado desse período de pandemia. Consumidores adquiriram novos hábitos de compra devido às possibilidades digitais e suas plataformas. As marcas que não se modernizarem e acompanharem os novos modelos de consumo tendem a ficar para trás.

ECBR – Como o Fórum E-Commerce Brasil pode ajudar a incentivar o e-commerce a se qualificar cada vez mais?

RA: Além de cases de sucesso, o Fórum E- commerce Brasil pode nos trazer aprendizados, visões e novas tecnologias em geral: CRM, novas utilizações para nossa base de dados, etc. Será um bate-papo enriquecedor para a marca e seus colaboradores.

Ricardo Almeida participa do Fórum E-Commerce Brasil 2020 no dia 29/07, às 14h, com o painel Moda Luxo e Omnichannel. Este e outros temas você confere no site oficial do evento.