Logo E-Commerce Brasil

Reviews fazem a diferença para vendas em marketplace

As vendas em marketplace são responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro. O dado da Ebit/Nielsen mostra que os shoppings virtuais oferecem diversas oportunidades para proprietários de plataformas e vendedores. É uma nova estratégia omnichannel que impacta o cliente em diversos canais e aumenta as possibilidades de conversões. No entanto, para se destacar em meio a tanta concorrência, é importante transmitir confiança.

É aí que entram os reviews no marketplace. As avaliações que os consumidores atribuem aos sellers facilitam a jornada de outros clientes e ajudam a aumentar a taxa de conversão.

A importância dos reviews para vendas em marketplace

O marketplace é uma espécie de shopping virtual que reúne diversos sellers em apenas um lugar. Isto é, o consumidor consegue encontrar vários produtos iguais vendidos por lojas diferentes.

Os reviews são fundamentais nesse contexto porque geram credibilidade para o vendedor e transmitem segurança ao consumidor. Dessa forma, é possível se destacar da concorrência e vender mais.

Para ter uma ideia da importância da ferramenta, uma pesquisa feita pelo Instituto Reclame AQUI revelou que:

  • 90,2% dos consumidores leem avaliações e depoimentos das lojas antes de comprar;
  • 91,7% afirmam que a opinião de outros consumidores — positivas ou negativas — influenciam em suas decisões de compra;
  • 84,3% dos clientes só confiam em lojas com sistema de avaliações no site.

Sendo assim, se os consumidores valorizam o espaço, é interessante usar e abusar do recurso para conquistar a confiança deles, concorda?

Reviews e avaliações ainda contribuem para diminuir a taxa de abandono de carrinho, aumentar a taxa de conversão, melhorar o engajamento com a marca, desafogar os canais de atendimento e até reduzir o número de trocas e devoluções.

Solução da RA Trustvox para marketplaces

Ter uma ferramenta de reviews é fundamental para vendas no marketplace. Entretanto, tão importante quanto disponibilizar o espaço, é garantir que os reviews sejam feitos por consumidores reais.

A RA Trustvox é a parceira ideal nesse momento porque é uma plataforma independente que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados. O melhor é que a ferramenta traz diversos benefícios para marketplaces e vendedores, inclusive com uma solução específica: a “Avaliação de sellers”.

Com a funcionalidade, é possível coletar reviews não apenas sobre os produtos, mas também sobre a qualidade da entrega dos vendedores parceiros. Dependendo do plano contratado, o gestor poderá ter a acesso à:

  • dados gerais do seller e relatórios analíticos: quantidade de vendas, nota média de cada vendedor, avaliações, entre outros. Com essas informações, é possível reconhecer quais são os melhores sellers da plataforma e pensar em estratégias a fim de garantir alta performance;
  • enquete customizada: nem sempre aquela enquete básica com número de estrelas e comentário é suficiente. Com a RA Trustvox você consegue personalizar as enquetes para incluir atributos específicos dos produtos e atender melhor às necessidades da marca;
  • upload de fotos: reviews com fotos são legais porque mostram os produtos sob o ponto de vista do cliente. Afinal, são fotografias reais que representam o produto e a qualidade da entrega;
  • coleta de NPS: promotores, detratores ou neutros? Por meio da ferramenta, é possível fazer pesquisas de satisfação e medir a fidelidade do consumidor.

Não há dúvidas que as vendas em marketplace estão em alta. Entretanto, para conseguir chamar a atenção do consumidor e vender, é necessário muito mais que ter uma vitrine de produtos. A Avaliação de Sellers da RA Trustvox entra nesse contexto como uma ferramenta valiosa para conquistar a confiança do consumidor, converter mais vendas e entender melhor o desempenho dos vendedores parceiros.

Leia também: Vendas do varejo crescem 1,1% de janeiro para fevereiro, diz IBGE