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Restaurantes e viagens lideram intenção de compra na Black Friday, diz Peixe Urbano

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Uma pesquisa realizada pelo Peixe Urbano, maior plataforma de ofertas locais do Brasil, com mais de 16 mil pessoas de todo Brasil, analisa o comportamento de seus usuários para a Black Friday, que acontece no próximo dia 25.

De acordo com o estudo, 99% dos usuários sabem o que é a Black Friday e apenas 1% desconhece a data. Dos que conhecem o evento, 95% pretendem comprar na Black Friday e 73% dizem ser influenciados para comprar mais na ocasião, enquanto 70% vão aproveitar as ofertas para antecipar as compras de Natal.

Quando questionados sobre os produtos mais procurados, Restaurantes lideram a intenção com 67%, seguidos de Viagens (48%), Eletrônicos em geral (45,5%), Celulares (40%), Serviços de beleza (31,5%) e Produtos de beleza (27,7%). Aparecem ainda Computadores/Notebooks (21,4%), Brinquedos (19,4%), Serviços automotivos (14,7%) e Videogames com 12,3% da intenção de compra.

A pesquisa também destaca o quanto o usuário pretende gastar: 62,2%% afirmam mais de R$201, enquanto 17,1% estimam desembolsar entre R$101 e R$200 e 14,5% entre R$ 51 e R$ 100. Apenas 6,2% das pessoas vão gastar até R$50.

Mais da metade (64%) acha a Black Friday confiável e, quando perguntados sobre os canais de vendas, 81,2% dos usuários pretendem comprar seus produtos através do e-commerce e 18,8% em loja físicas. 37,2% irão efetuar as transações via mobile e 62,8% através do desktop.

Quanto às formas de pagamento, a grande maioria dos consumidores (83,6%) pagará suas compras com cartão de crédito. Em seguida, aparece boleto, com 9,4% e débito, com 4,3%. Somente 2,7% dos entrevistados vão usar dinheiro ou outra forma de pagamento para quitar suas compras.

“O objetivo dessa pesquisa é saber o comportamento de nossos usuários e o que eles esperam da Black Friday, e com isso, usar a inteligência desses dados para pensar em ofertas personalizadas, que possam suprir o que eles desejam para a data”, explica Adalberto Da Pieve, CMO do Peixe Urbano.

A pesquisa foi aplicada entre 11 e 13 de novembro. Do total dos respondentes, 36,6% têm idade entre 31 e 40 anos, sendo, aproximadamente, 38% homens e 62% mulheres.