Logo E-Commerce Brasil

Relatório da Worldpay from FIS projeta crescimento de 95% para o e-commerce brasileiro até 2025

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

O estudo The Global Payments Report 2022, da Worldpay from FIS realizou uma projeção sobre o crescimento do mercado de e-commerce para os próximos anos, tendo como base os dados coletados e tendências. O estudo examina os pagamentos em 41 países, em 5 regiões.

A estimativa é que o mercado global de e-commerce alcance um crescimento de mais de 55,3% até 2025, com um valor de mais de US$ 8 trilhões. Enquanto isso o mercado brasileiro de comércio eletrônico deve chegar a 95% de crescimento no mesmo período, podendo alcançar os US$ 79 bilhões em transações.

Crescimento contínuo

De acordo com o relatório, houve um aumento de 13,9% no e-commerce global em 2021 e um crescimento de 13,4% no valor de transação no ponto de venda (PDV). Uma das explicações para estes valores é a migração dos consumidores para o ambiente digital por causa da pandemia.

Buy now pay later

Além dos dados apurados, o relatório prevê que o modelo de carnê será o método de pagamento com maior crescimento no comércio eletrônico e lojas físicas entre 2021 e 2025. No Brasil a prática já é difundida entre os consumidores pela possibilidade de parcelamento das compras.

Brasil

O Brasil é o país com maior avanço do e-commerce na América Latina e registrou um aumento de 16% do setor em 2021.

Os cartões de crédito representaram 44,7% do valor das transações do e-commerce neste período, enquanto as transferências bancárias, cartões de débito, carteiras digitais e boletos bancários renderam, cada um, 10% dos gastos das compras online.

Até 2018, o dinheiro em espécie era a principal forma de pagamento em pontos físicos de venda. Porém, o relatório indica que esta forma de pagamento caiu para um terço do total de pagamentos em 2021, Além disso, a previsão é que ele caia abaixo dos 25% até 2024.

Pix

O Pix tem ganhado espaço entre os consumidores também. Com pouco mais de um ano de operações, o pagamento instantâneo já tem mais de 110 milhões de usuários cadastrados. Dessa forma, a previsão é que ele suba de 10,9% de pagamentos no e-commerce para 18% até 2025.

“Mesmo com mais clientes retornando às lojas físicas, não há volta com relação às inovações que temos visto nos meios de pagamento e comércio eletrônico”, afirma Juan Pablo D´Antiochia, vice-presidente sênior da Worldpay from FIS para a América Latina. Segundo ele, os consumidores estão buscando por métodos mais tecnológicos e melhores opções de pagamento no comércio eletrônico. “As implicações deste novo cenário são significativas para os comerciantes, que agora precisam inovar e fazer parcerias com fornecedores de tecnologia para ajudá-los acompanhar a velocidade das mudanças”, conclui.

Webinar

O relatório The Global Payments Report será apresentado amanhã, às 15h, pela Juliana Quinteiro, VP Comercial na Worldpay. Inscreva-se e ative a notificação para não perder.

Fonte: Inforchannel. 

Leia também: Alta do preço do frete deve impactar desempenho de Magalu, Americanas e Via.