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Relatório da Forrester mostra dados do e-commerce na América Latina

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Boas notícias este ano para o e-commerce na América Latina: a instabilidade econômica no Brasil está crescendo de forma atenuada no e-commerce, as eleições na Argentina aumentaram as esperanças de uma possível mudança regulatória favorável à frente, e a entrada da Amazon no México atraiu os holofotes por ser o mercado que cresce mais rápido na região. De acordo com a Forrester, em previsão publicada recentemente, as vendas do varejo online no Brasil, Argentina e México (os três maiores mercados da região) vão alcançar $ 30,9 bilhões até 2020, um aumento de $ 20,8 bilhões em 2015. Alguns resultados-chave desta pesquisa incluem:

  • O Brasil permanece como líder de e-commerce em sua região. As vendas do varejo online no Brasil representam mais que o dobro das vendas no México e Argentina juntos. Apesar dos problemas econômicos (e políticos), as vendas online estão crescendo, e o mercado mostra sinais de maturidade: compradores on-line no Brasil abrangem todas as classes sociais e compram em todas as categorias – por categorias como moda e calçados ganhando uma fatia maior do share de vendas gerais do varejo online.
  • Condições macroeconômicas na Argentina apresentam obstáculos ao crescimento do e-commerce. Fortes restrições de importação promulgadas em 2012 tornaram a importação de produtos extremamente cara, afugentando investimentos estrangeiros. O governo recém-eleito parece estar trabalhando para diminuir essas restrições, embora tenha feito poucas mudanças até agora. Varejistas locais tradicionais estão impulsionando o crescimento do e-commerce e aumentando cada vez mais características omnichannel para os consumidores. A varejista Falabella, por exemplo, oferece aos clientes a possibilidade do cliente ver o estoque da loja, e as opções de flexíveis de entrega como múltiplos locais para retirar o produto ou comprar on-line e retirar na loja.
  • As vendas no varejo on-line e consumidores no México vai dobrar nos próximos cinco anos. Apesar de um mercado significativamente menor do que os outros mercados nesta pesquisa, o México mostra grande potencial no longo prazo. Com crescente classe média e o aumento da penetração de smartphones, o México está ganhando a atenção dos varejistas online globais, mas os compradores on-line estão em estágio inicial, o que significa que os varejistas terão de sensibilizar e ensinar os consumidores a respeito de questões como a segurança de suas informações pessoais, transporte e políticas de devolução.

Lily Varon é palestrante do Fórum E-Commerce Brasil 2016. Confira programação no site: https://www.ecommercebrasil.com.br/forum2016

Fonte: Forrester