Um relatório da Arc Worldwide revelou que 50% dos proprietários de telefone celular nos EUA usam seus aparelhos para fazer compras on-line, ou para ajudá-los em escolhas nas lojas de varejo.
Chamada de “Marketing to the Mobile Shopper”, a pesquisa entrevistou 1,8 mil americanos donos de celulares e identificou as principais medidas que os comerciantes devem tomar para aplicar estratégias comerciais para o setor.
De acordo com o relatório, a primeira delas é que os comerciantes devem saber que existem diferentes clientes com diferentes demandas. Consumidores relevantes para compras online são seduzidos pelos desejos de experimentar novos aplicativos, enquanto que consumidores moderados de e-commerce móvel (m-commerce) veem esse tipo de comércio como inferior ao e-commerce e utilizam o celular apenas para ver horários de funcionamento dos estabelecimentos ou localizá-los via GPS.
Molly Garris, diretor de estratégia digital da ArcWorldwide, afirma que “a maioria dos varejistas centra seus esforços nas necessidades dos clientes de m-commerce ‘relevantes’, porém eles são apenas 11% dos proprietários de celular”. Segundo ele, existe um novo grupo de proprietários de telefone, clientes “esporádicos” de m-commerce, cujas necessidades não estão sendo atendidas. “As empresas muitas vezes me perguntam se devem construir um site na web ou um aplicativo móvel. Como esses são dois tipos diferentes de clientes, a resposta é: os dois”.
Isso porque conforme os clientes esporádicos do m-commerce passam ficar mais familiarizados com essa forma de comprar, poderão se tornar clientes relevantes, acredita o diretor. Além disso, quanto mais cedo se conquistar esse público, mais facilmente será aberta a possibilidade de o estabelecimento adquirir uma fidelidade maior com o esse segmento de clientes.
O estudo também revelou que os comerciantes devem criar interações móveis que tenham importância para o dia-a-dia dos clientes, para que eles possam ter acesso a elas com rapidez e facilidade.
Além disso, os consumidores móveis podem estar em uma destas situações: dentro de uma loja de varejo, querendo um novo DVD com poucos toques, ou obter mais informações e opiniões dos clientes sobre um tênis que está avaliando em uma loja esportiva.
Dessa forma, para atingir todos os tipos de clientes móveis, a Arc Worldwide afirma que os comerciantes devem abordar os clientes que estão dentro das lojas e em movimento.