Logo E-Commerce Brasil

Relatório da Conversion mostra que, em julho, e-commerce cresceu 5,29%

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Em julho, o comércio eletrônico brasileiro teve alta de 5,29%. Para tanto, foi impulsionado pelos segmentos de Turismo (14,3%), Cosméticos (11,9%) e Varejo (6,3%), que é composto de marketplaces e magazines. Esses dados partem do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Conversion, que também mostrou um dado curioso sobre acessos via aplicativos. Afinal, a demanda que vinha crescendo nos últimos meses teve alta de apenas 1,53% em comparação ao mês anterior.

Leia também: Varejo cresce 0,7% em julho, de acordo com o ICVA

Somados, sites e aplicativos de e-commerce tiveram 24,3 bilhões de acessos nos últimos 12 meses. Os  dados são do, divulgado mensalmente pela Conversion, agência de SEO (Search Engine Optimization). Além disso, as marcas mais lembradas em cada um dos segmentos foram:

  • Amazon (59%, setor Importados);
  • Petz (44%, setor Pet);
  • e Stanley (42%, setor Presentes & Flores).

“No último mês, o varejo brasileiro como um todo voltou a um cenário de mais otimismo com crescimento nas lojas físicas e também no e-commerce brasileiro, demonstrando uma retomada da economia”, analisa Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion. “A alta do segmento de varejo chegou a 6,3% no último mês, um ponto percentual acima da média nacional, o que é extremamente positivo”, conclui Ivo.

74,4% dos acessos a e-commerce partiram de celular

Em julho, mais de 74% dos acessos a e-commerce foram feitos a partir de celulares. Trata-se de uma tendência cada vez mais forte, especialmente com a expansão da internet rápida e móvel para todos os brasileiros. Do total de acessos, 20,8% vêm de aplicativos, 52,8% de acesso a site via celular e apenas 26,4% de desktop.

Leia também: Shoppe cresce 7% em acessos no primeiro semestre; Amazon Brasil lidera Share of Search do e-commerce

O setor de produtos infantis é o preferido para ser acessado pelo celular, com 82% do total de acessos. Já o de Comidas & Bebidas tem apenas 29% dos acessos por dispositivos móveis. Por fim, o relatório da Conversion mostrou que os aplicativos (relacionados apenas ao sistema operacional Android) mais acessados são:

  • Shopee (132 milhões de acessos);
  • Mercado Livre (77 milhões);
  • e iFood (50 milhões).

Clique aqui para baixar o relatório completo.

Leia também: Locaweb registra lucro líquido de R$ 38,7 milhões no segundo trimestre de 2022