Logo E-Commerce Brasil

Região Norte será a mais engajada na Black Friday Brasil

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Maior campanha de descontos do Brasil, a Black Friday 2015 ocorre no dia 27 de novembro e deve registrar um aumento de 42% nas vendas em relação ao ano passado. Com uma estimativa de faturamento de R$ 1,85 bilhão, o evento registra uma participação intensa de todas as regiões do país, mas a Norte aparece como a mais engajada: 94% das pessoas desta região devem participar das compras.

De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Conversion, 94% das pessoas que compraram na edição passada devem repetir a dose neste ano e aproveitar a campanha tanto para comprar artigos para si próprios (80%) quanto para presentear (47%). Além disso, o público será majoritariamente feminino (55%) e terá na classe C a sua maior parcela de consumidores (88%).

Os dados apontam ainda que 40% da população da região Norte irá gastar entre R$ 400 e R$ 800. As pessoas que consumirão entre R$ 200 e R$ 400 representam 26,67%. Os consumidores que irão adquirir mais de R$ 800 em produtos representam 13,33%, percentual igual ao de pessoas que gastarão entre R$ 100 e R$ 200. Por fim, 6,67% da população consumirá até R$ 100.

Os eletrodomésticos aparecem como os produtos mais procurados (36%), seguidos pelos eletrônicos (31%), produtos de informática (28%) e telefonia e celulares (26%).

“A Black Friday e o comércio eletrônico estão cada vez mais consolidados no Brasil”, analisa Diego Ivo, CEO da Conversion, que afirma ainda que a crise não foi tão prejudicial ao e-commerce. “Pelo contrário, o momento econômico do país, que é delicado, faz os consumidores mais sensíveis a preço se interessarem muito mais pelas oportunidades de compra com bons preços – e isso impulsiona o e-commerce”, conclui Ivo.