Redação E-Commerce Brasil

Evento do Olist quebra mitos sobre integração entre rede social e e-commerce

Quinta-feira, 14 de outubro de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

A pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas e do comércio online. Com os comércios fechados, os empresários tiveram que encontrar outros canais de vendas para manter o negócio ativo. Neste cenário, as redes sociais ganharam um papel importante, como uma nova plataforma de vendas.

Instagram, Pinterest, WhatsApp, TikTok e outras redes sociais se reinventaram e adicionaram novas ferramentas para facilitar e incentivar o comércio. Se você parar para analisar, vai perceber que todas possuem alguma forma de vender, comprar e rentabilizar qualquer negócio, como o Instagram Shopping e a integração do Facebook com lojas virtuais.

Este novo estilo de compra e venda já tem nome: Social Commerce, também conhecido como comércio social ou s-commerce, que é a união do e-commerce com as redes sociais. Nesse novo modelo de comércio online, toda a experiência do cliente acontece dentro dos canais sociais.

Segundo uma pesquisa da Ebit|Nielsen, para mais de 50% dos consumidores brasileiros que compram online, as redes sociais e sites de buscas são os principais caminhos para chegar às lojas. Além disso, 74% dos consumidores usam as redes sociais no Brasil para fazer compras e pesquisar sobre produtos, de acordo com estudo da Social Miner.

Os dados só reforçam a necessidade de estar presente – e ativo – nas redes sociais. Sabia que mais da metade das lojas onlines no Brasil estão presentes em alguma rede social? Conforme estatísticas publicadas pela BigDataCorp, o equivalente a 69,75% das empresas que têm site próprio também estão presentes nas redes sociais! Então, se você ainda faz parte da minoria que está offline, é hora de rever suas estratégias para alcançar novos clientes e melhorar suas vendas.

Como vender nas redes sociais?

O Facebook é a rede social mais utilizada e um dos principais canais de busca para compras, mas tem perdido espaço para outras plataformas nos últimos dois anos. A Social Miner destaca que as redes sociais mais usadas no comércio são o Google Shopping, Instagram, Facebook e Whatsapp. Por isso, é importante ficar atento e pesquisar os canais que mais combinam com seu negócio e seu público, além de entender os diferentes tipos de comportamento dos clientes em cada espaço.

Contudo, é preciso ter cautela. Não adianta criar perfis em todas as redes sociais e não entender as particularidades de cada uma. Para ter sucesso com a sua audiência, é necessário promover uma boa experiência, ter um bom atendimento e uma presença sólida da sua marca nos canais de comunicação.

Para muitos lojistas, lidar com Facebook, Instagram, Tiktok e afins não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, o olist shops promoveu um evento online e gratuito para ensinar empresários e empresárias a fazer vendas pelas redes sociais.

O Jornada olist shops contou com a presença de especialistas do marketing e e-commerce para entregar o melhor conteúdo sobre social commerce e abordou temas como:

Estratégia e desenvolvimento para seu negócio nas redes sociais
Usando inbound marketing e redes sociais para vender
Das redes sociais para o carrinho: como otimizar a experiência de venda

As lives foram gravadas e você pode acessá-las gratuitamente no canal do olist no Youtube. Para quem deseja aprender mais sobre estratégias para as redes sociais e como transformar seguidores em clientes, essa é a oportunidade ideal. Além disso, você pode acessar esse e muitos outros conteúdos sobre social commerce no Instagram do olist shops.

Ainda não possui uma loja online e deseja vender pelas redes sociais? O olist tem a solução para você. Com o olist shops, você pode ter sua própria loja virtual e conectá-la com o facebook e instagram para vender ainda mais, saiba mais no site do olist shops.

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