![Mulher mexendo no computador com calendário de conteúdos da Yampi aberto](https://static.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2024/06/75-yampi-publieditorial.jpg.webp)
O anúncio do presidente do WhatsApp, Mark Zuckerberg, não chegou exatamente como uma surpresa: de acordo com CEO da Meta, os brasileiros são os que mais enviam áudios e figurinhas na plataforma de mensagens. Com grande potencial de consumo via redes sociais, o Brasil conta com 169 milhões de contas ativas no aplicativo, de acordo com um relatório da We Are Social. Quando o assunto são outras redes, como Instagram, Facebook, Pinterest, TikTok e YouTube, o país também não fica para trás: é o terceiro maior consumidor de conteúdo nessas plataformas, segundo pesquisa da Comscore Brasil.
Pensando nisso, a Yampi, plataforma brasileira de e-commerce, disponibilizou, gratuitamente, um calendário de conteúdo para redes sociais, visando auxiliar lojistas, iniciantes e experientes, a aproveitar esses espaços para atrair tráfego para o seu site e aumentar as vendas.
“As redes sociais ultrapassaram a função de compartilhar fotos e conteúdos, e se tornaram um ambiente propício para gerar conexão também entre marcas e pessoas. Neste ambiente, os negócios podem se colocar mais perto de quem consome seus produtos ou serviços, tirando dúvidas, fortalecendo a imagem da marca e gerando conteúdo de relevância para o seu público-alvo”, declara Vanessa Monni, analista de marketing na Yampi.
No cenário do e-commerce, ter um perfil e um público engajado nas redes se tornou regra para ter um negócio bem-sucedido: um relatório da CX Trends destacou que 70% dos consumidores utilizou as mídias sociais para pesquisar por produtos e realizar compras, sendo o WhatsApp (26%) a mais popular.
Também chamado de Social Commerce, essa nova modalidade de comércio eletrônico surge também como um campo de batalha: nele, a disputa pela atenção dos usuários é acirrada. “Quem gera conteúdo relevante, com uma boa frequência de postagens, se destaca nesse cenário. O desafio é não só capturar a atenção, mas também engajar a audiência. Não tem uma fórmula pronta, mas ter um plano de conteúdo bem estruturado é, sem dúvidas, o primeiro passo para ampliar a visibilidade da marca”, afirma Monni.
Clique aqui e acesse gratuitamente o Calendário de Conteúdo para redes sociais da Yampi.