Logo E-Commerce Brasil

Rede de supermercado lança carrinho robô para fazer entregas em condomínios de casas

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Desde o dia 10 deste mês, os moradores do condomínio Okinawa, em Paulínia, no interior de São Paulo, podem receber as compras que fazem via WhatsApp na loja instalada ali e recebê-las de um carrinho robô. A rede Enxuto já tem 20 lojas instaladas em condomínios de Campinas e região. Os estabelecimentos, chamados de Enxuto Aqui, representam 4% do faturamento da companhia, que tem seis supermercados espalhados por Campinas, Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Rio Claro e cerca de 1,5 mil funcionários.

Escolhido para inaugurar o projeto, o Condomínio Okinawa possui 700 casas e é o maior atendido pelo Enxuto até então. De acordo com Letícia Guilhermino, diretora de marketing, a previsão é de que nos próximos meses, após finalizados os testes, os carrinhos robôs sejam instalados em mais dez condomínios atendidos pelas lojas Enxuto Aqui.

Robô Enxuto00x119.png 200w" sizes="(max-width: 962px) 100vw, 962px" />

Carrinho Robô da rede de lojas Enxuto. Imagem: Reprodução

Com capacidade para carregar até 35 kg, o carrinho circula pelo condômino de casas a uma velocidade de até 6km/h e é guiado por sensores que reconhecem o caminho e os endereços graças a um mapeamento prévio do condomínio. O carrinho é monitorado em tempo real pela empresa MyView e os sensores são programados para parar o carrinho em caso de obstáculos, inclusive os com movimento, como animais, pessoas e carros, por exemplo.

No lançamento, o Enxuto está estampado com a marca Hellmann’s, da Unilever, que é a primeira indústria a apoiar o projeto.

Leia também: Cliente pode sentir primeiros efeitos do Open Banking no 1º trimestre de 2022

Fonte: Broadcast Estadão