Um pesquisa realizada pela Limelight Networks, constatou que os e-consumidores mais frequentes – definidos como aqueles que fazem compras além dos períodos de Natal, que fazem compras online mais de uma vez por mês – classificam o conteúdo rico e dinâmico como extremamente ou muito importante para que eles decidam ficar, comprar e retornar ao site.
A partir disso, foi possível verificar quais recursos podem ajudar a aumentar a fidelidade dos consumidores à compra online. Recursos de personalização e conteúdo rico nos sites são vistos como essenciais para estabelecer a lealdade do cliente.
Mais de 1.600 consumidores online classificaram várias funcionalidades presentes em sites de comércio eletrônico que influenciam suas decisões de compras na internet e também os fazem retornar aos sites futuras compras.
A lista dos recursos que afetam positivamente a fidelidade do consumidor, foi classificada da maior para a menor relevância:
1 – Imagens de produtos claras e detalhadas;
2 – Busca rápida e eficiente;
3 – Visão avançada dos produtos (360 graus, cores disponíveis, zoom, etc.)
4 – Capacidade de personalizar produtos on-line (por exemplo, ver a roupa em alguém do mesmo tamanho);
5 – Resenhas de outros usuários do produto;
6 – Permitir que o site reconheça o consumidor;
7 – Permitir que o site se lembre das informações de cobrança e envio do consumidor.
Além dos recursos multimídia citados na lista anterior, os e-consumidores assíduos também mencionaram demonstração em vídeo de montagem, instalação e uso dos produtos, além de depoimentos gravados de outros usuários. Também ressaltaram que além de lembrar informações pessoais, de cobrança e remessa, seria proveitoso que os sites apresentassem recomendações de produtos com base nos itens que foram comprados.
Fonte: Artigos de E-commerce