Logo E-Commerce Brasil

Recuperação do consumo tem previsão de início para o fim do primeiro semestre de 2017

O ano de 2016 não foi fácil para grande parte da população brasileira. Com o juros alto, inflação, desemprego e queda da renda, o consumidor segurou firme e não gastou. Dados divulgados pelo IBGE mostram que as vendas no varejo seguem em queda desde outubro, com uma variação de -8,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Diante desses dados e da situação econômica ainda desfavorável, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) avalia que a previsão da recuperação do consumo é para o final do primeiro semestre do ano que vem. Segundo Roque Pellizzaro, presidente do SPC BRASIL, este cenário está ligado ao ajuste fiscal, à instabilidade política que o país passou neste ano e ao cenário externo, que pode interferir na confiança dos consumidores e empresários, adiando ainda mais a recuperação do país.

As principais contribuições negativas para o resultado final foram nas vendas de combustíveis e lubrificantes (-1,7%) e nos segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,6%).