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Reclame AQUI mostra no Fórum ECBR ´24 como consumidores são decisivos no negócio

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Reclame AQUI, maior site de reputação e pesquisa do mundo, e apontado pelo WPP-BAV como uma das 20 marcas mais influentes do varejo em 2024 LATAM, tornou-se peça chave nesse cenário. No Fórum E-Commerce Brasil 2024 mostra como a voz dos consumidores dentro da plataforma é decisiva para a sobrevivência e o sucesso do seu negócio.

Isso acontece de várias formas, seja dando voz, dados sobre atendimento das marcas e informações importantes para que os consumidores construam jornadas de compra e pesquisa cada vez mais seguras e confiantes; seja também possibilitando que as empresas ouçam a voz dos seus consumidores e clientes, possibilitando a elas mudar o olhar sobre o atendimento oferecido e sobre o próprio negócio.

“O Reclame AQUI tornou-se referência para os consumidores que buscam uma diretriz de confiabilidade para tomarem melhores decisões de compra; e, para empresas, o ambiente indispensável para a construção de reputação e relacionamento com seus clientes. Entendemos que tão importante quanto ser bem posicionado em canais digitais proprietários, é essencial que qualquer companhia, seja ela pequena, média ou grande, tenha uma boa reputação dentro do Reclame AQUI e crie esse espaço de diálogo e solução junto ao consumidor. E a maior mudança para as duas partes vem daí, como a voz do consumidor melhora empresas e, por consequência, o mercado” analisa Felipe Paniago, CMO e Cofundador do Reclame AQUI.

Seria chover no molhado dizer que o comportamento dos consumidores mudou a partir da pandemia, em 2020. Mas essa mudança começou e não parou mais, e os impactos principais são vistos nas múltiplas jornadas não lineares de compra estabelecidas pelos consumidores e nas transformações que as empresas têm promovido para serem lembradas no mercado.

Muitas empresas que estarão no Fórum E-Commerce Brasil 2024 já entenderam essa importância e o valor que o Reclame AQUI tem na estratégia do negócio e estão na plataforma expandindo sua conversa com os consumidores. E outras tantas marcas ainda podem explorar esse ambiente.

Mais do que nunca, o atendimento passou a ser sinônimo de confiança (e fator decisor) em toda a jornada de compra, e não apenas mais um item no custo de operação: se trabalhado de forma inteligente, é também branding, lucro e relacionamento. E claro, reputação. Na plataforma do Reclame AQUI é onde isso acontece, e com a RA Brand Page, solução exclusiva para as empresas transformarem seu perfil no site em uma vitrine, elas têm a oportunidade de se relacionar com seus consumidores de forma simples e transparente. Essa ferramenta poderá ser compreendida a fundo por quem estiver em busca de novas soluções e estratégias de negócio no Fórum E-Commerce Brasil 2024.

Seja uma pequena, média ou grande empresa, o consumidor vai passar pelo Reclame AQUI. E com a RA Brand Page, a marca fornece informações adicionais e links relevantes sobre seu atendimento, campanhas de marketing e posicionamento, e principalmente, pode se tornar uma empresa com o Selo Verificada, verificação que comprova a confiança em fechar negócio com a marca a partir de inúmeros critérios de segurança e reputação.

Computador com página do site Reclame Aqui com símbolos de verificação
Imagem: reprodução

Nesse ambiente de confiança que é o Reclame AQUI, as empresas verdadeiramente customer centric conseguem melhorar seus negócios, entregando, por exemplo, experiências impactantes e que fazem a diferença na relação com seus clientes. Hoje, boa parte das empresas se identificam dessa forma, com suas ações totalmente focadas no cliente. E o conceito de customer centric virou uma commodity, um “selo de garantia” para atrair a confiança do consumidor. No entanto, nem todas as empresas verdadeiramente calçam os sapatos dos consumidores, sentem suas dores ou, sequer, ouvem o que eles querem.

Aquelas que se importam, usam o Reclame AQUI. É no ambiente do RA que o mundo real das relações consumeristas acontece. O ambiente onde os consumidores contam o que querem das empresas, o que esperam delas. E por meio dessa troca, é possível muito mais do que resolver um problema de consumo, mas, principalmente, identificar problemas em suas operações como logística, processos internos, estoque, pagamento, tecnologia.

Com mais de 650 mil empresas cadastradas no site e 24 anos de história, o Reclame AQUI tornou-se sinônimo de confiança para o consumidor e um espaço para as empresas construírem a sua reputação. É o canal preferido do consumidor para reclamar e pesquisar, mais do que em grandes sites de busca, redes sociais e canais reguladores: em 2023, o Reclame AQUI registrou 1,4 bilhão de pageviews e recebeu 22 milhões de acessos/mês.

Os dados chancelam não só o Reclame AQUI como o principal canal de confiança entre consumidores e empresas brasileiras, mas também como estratégia de crescimento dos negócios, sejam eles pequenos, médios ou grandes. 

Compreender que ouvir o seus consumidores é capaz de mudar sua empresa é importante para a sobrevivência e sucesso do negócio. Ao entender os consumidores, as jornadas ficam mais claras, e fica menos complicada a comunicação e o relacionamento também. Só assim sua marca consegue se fazer presente e ser considerada importante pra eles