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  Redação E-Commerce Brasil

RD Summit reúne principais especialistas de marketing digital

Quinta-feira, 08 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

Começou ontem, dia 7, a 6ª edição do RD Summit, evento de referência para profissionais de marketing digital. O evento terá três dias de duração e tem como objetivo ensinar, inspirar e tirar do lugar comum mais de 11 mil profissionais de Vendas e Marketing Digital de todos os cantos do país. Entre os participantes podem conferir painéis e palestras com mais de 150 profissionais. Nomes nacionais, como do tenista Guga Kuerten, dividem os palcos com atrações internacionais como a astronauta Yvonne Cagle e o professor Robert Cialdini.

Veja um breve resumo das palestras que já aconteceram:

Pedro Dias: o que SEO resolve e o que não resolve

Pedro Dias acredita que o SEO sozinho não cria valor. “Se o seu site for ruim, a otimização para os mecanismos de busca só vai evidenciar isso”. De acordo com ele, valor é fazer com que as pessoas prefiram o seu site, mesmo você se você estiver em terceiro lugar no Google, por exemplo. O profissional diz ouvir muitas vezes que sites de varejo precisam ter um blog. Para ele, no entanto, conteúdo não significa necessariamente texto, nem posts de blog. É, sim, o que atende as intenções de busca do usuário, independentemente do formato.

Criatividade é uma ferramenta para solução de problemas, diz Marcio Ballas

Para Marcio Ballas, a criatividade nada mais é do que uma ferramenta para a solução de problemas. Ele listou três erros que costumamos cometer em relação à criatividade. São os seguintes: associamos a áreas específicas, como arte e publicidade, achamos que somos menos criativos do que realmente somos, não acreditamos que todas as pessoas são criativas. Ballas citou seu espetáculo de improviso e um programa de televisão que ele apresentava, em que tudo também era criado na hora. Ele comentou que as pessoas desconfiavam e lhe perguntavam se, na verdade, não era tudo ensaiado antes.

Os 5 passos do copywriting para dobrar suas conversões

Rafael Albertoni, copywriter e fundador da Sociedade Brasileira de Copywriting (SBCopy) falou sobre os pilares para o sucesso do copywriter que envolvem atenção, conexão, problema, solução e oferta. Para ela a técnica é “a arte e a ciência de criar uma comunicação com o objetivo de gerar uma ação como resposta”. Na hora de fazer a oferta, ele sugere dar garantias reais de que o produto funciona, por exemplo, “receba seu dinheiro de volta”, e incluir cases e depoimentos de quem já viu a solução funcionar na prática.

Em busca do seu diferencial estratégico? Estevão Soares sugere o caminho

O especialista em estratégias de Marketing Digital Estêvão Soares subiu ao palco no segundo dia do RD Summit e mostrou como os empreendedores podem diferenciar suas empresas em meio a um ambiente altamente competitivo. O consultor indicou os principais erros das empresas. Entre eles, o de quererem copiar a concorrência. “São momentos, pessoas, processos, fornecedores e muitos outros aspectos diferentes”.

Camilo Coutinho: Estratégias de videomarketing para seu negócio: YouTube, social video e processos

Camilo afirmou que, para fazer um bom vídeo, existem 3 etapas, o “antes”, o “durante” e o “depois”. Contudo, segundo Camilo, a maior parte das pessoas só faz o “durante” e, por isso, o que produzem é apenas um vídeo, e não uma estratégia em vídeo. Por isso, Camilo afirmou que há 5 passos a seguir (que estão dentro das três etapas acima) se você quiser criar vídeos estratégicos: encontrar os termos interessantes para o seu mercado (o “antes”), validar as pesquisas (o “antes”), produzir conteúdo (o “durante”), otimização (o “depois”) e mensuração (o “depois”).

Tudo o que você precisa saber antes de fazer ações com influenciadores

Edney Souza, mais conhecido como Interney, ressaltou que uma estratégia bacana é usar as celebridades para lançar novos produtos e gerar awareness – principalmente se você tem uma marca recente. Avançando no funil, na fase de consideração, a dica é usar especialistas para testar e demonstrar o seu produto ou serviço é uma tática interessante. Já os microinfluenciadores falam a mesma língua e compartilham o cotidiano dos seus potenciais clientes. Eles podem fazer a diferença na fase de vendas.

Neurostorytelling: Rafael Rez ensina a contar uma boa história usando recursos de neuromarketing

O palestrante explica que o cérebro aprende com narrativas e que histórias são a zona de conforto do cérebro. Para ele, a força da história está em criar um contexto para que o cliente entenda onde aquele produto ou serviço se encaixa na história dele. Rafael Rez cita o exemplo da Nestlé, que tentou introduzir o consumo de café no Japão e falhou. Isso porque o país oriental “não tem a ligação emocional com o café que o Brasil tem, não havia cultura nem contexto, e foi preciso criar uma história”.

O que os vendedores da nova geração querem e como motivá-los: dicas de Jacco vanderKooij

Para o palestrante, o que explica a queda no crescimento de algumas empresas, mesmo com a abundância de ferramentas e de talentos, é o fato de começarmos do ponto de vista errado. Ele citou rápidas que podem ajudar os vendedores a obterem resultados – e os seus líderes a motivá-los. Confira as principais:  as pessoas odeiam que vendam para elas, mas amam comprar (se o vendedor mostrar que se importa, o comprador se importará também. Por isso, ouvir o cliente é chave), dispositivos móveis e online não são a mesma coisa, a nova geração quer ter um trabalho com significado, não está lá só para bater a meta e é preciso gerar oportunidade crescimento para todos.

Dicas para tornar sua empresa uma máquina de crescimento, lançamento do RD Station CRM e mais

Eric Santos ainda fez um anúncio especial: o lançamento do RD Station CRM. Sobre isso, leia com mais detalhes no post RD Station CRM: conheça o lançamento anunciado no RD Summit 2018.

10 citações dos palestrantes do 1º dia de RD Summit 2018 para você se inspirar

Vitor Peçanha quer que você conte boas histórias para conquistar pessoas

O cofundador da Rock Content, Vitor Peçanha, estimulou a plateia a usar a psicologia para melhorar suas ações de marketing. Sua mensagem foi bem clara: o marketing muda o tempo todo, mas o foco continua sendo nas pessoas. Para ele, não podemos automatizar ações de marketing antes de termos uma compreensão profunda de com quem estamos conversando. Isso reforça laços e nos lembra que as pessoas não consomem marcas, mas sim o que elas representam.

Acompanhe a cobertura em tempo real: https://rdsummit.com.br/liveshow/

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