Logo E-Commerce Brasil

Mercado de puericultura ganha força com as vendas digitais

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

RD Marketplace
Os produtos relacionados aos primeiros momentos de vida, crescem cada vez mais.

O Dia das Crianças se aproxima, e essa é considerada uma das datas mais importantes para o varejo. Para este ano, estima-se que o comércio varejista deve movimentar R$ 8,13 bilhões em volume de vendas de bens e serviços relacionados à data, segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Um levantamento feito pela InterPlayers, hub de negócios de saúde e bem-estar, mostra que as compras na seção bebê/infantil das farmácias brasileiras apresentaram aumento médio de 12% no último ano.  As vendas desses produtos têm projeção de ganhar ainda mais força, pois só no primeiro semestre de 2022, nasceram 1.313.088 bebês no Brasil, segundo a ARPEN – Associação dos Registradores de Pessoas Naturais.

Os dados acima mostram o potencial do mercado de puericultura ainda mais fortalecido com o avanço do e-commerce. Um prato cheio para incrementar as vendas de itens da categoria puericultura, setor responsável pela comercialização dos produtos destinados às fases de desenvolvimento da criança, que são divididos entre puericultura leve e pesada. A leve contempla produtos como chupetas, brinquedos, mamadeiras, fraldas, produtos de higiene infantil, entre outros. Já a puericultura pesada engloba produtos como cadeiras veiculares, cadeiras para alimentação, banheira, carrinhos de bebê, entre outros.

Com a transformação do mundo pela pandemia de coronavírus, muitas famílias passaram a conviver mais em casa, diante do home office, que possibilitou um contato maior entre pais e filhos. Consequentemente, essa convivência aumentou o consumo de produtos de puericultura leve e pesada. Além disso, o comércio online ganhou força, dando visibilidade para Marketplaces de nicho, destinados a esses produtos, como a RD Marketplace.

A Babystock, loja virtual que é seller da RD Marketplace, observou que as suas vendas digitais aumentaram de forma significativa nos últimos dois anos. A loja exclusivamente digital sempre investiu em puericultura pesada e, neste ano, expandiu as suas categorias de produtos adicionando ao estoque itens de puericultura leve, incluindo brinquedos e produtos de recreação para bebês – o que aumenta ainda mais a expectativa para os negócios no Dia das Crianças.

Segundo Pedro Cezar, gerente comercial da Babystock, essa força de vendas acontece também por se tratar de produtos que não precisam de uma data certa ou época do ano favorável para a procura. “Os produtos de bebê, de uma forma geral, ficam de fora de qualquer sazonalidade e a busca acontece durante o ano todo. Porém, no Dia das Crianças há de fato um pico de vendas”, conclui.

A RD Marketplace, marketplace de saúde, bem-estar e beleza da RaiaDrogasil, também enxerga nesse nicho um potencial de vendas cada vez maior. De acordo com a empresa, os produtos de puericultura  e leve estão entre os mais vendidos na sua plataforma. No marketplace da RD, a categoria de puericultura foi lançada em 2022 e já corresponde por grande fatia do GMV da categoria de Infantil, como destaque temos os carrinhos de bebês e  cadeirinha para auto, de marcas premium. Itens que lideram a categoria com grande participação no GMV.