Logo E-Commerce Brasil

Rakuten testa drones para entrega em campos de golfe

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A Rakuten começará um serviço de snack-entrega utilizando drones em um campo de golfe em Tóquio, a partir de maio. Os golfistas poderão pedir bebidas e outros artigos, como bolas de golfe, que serão entregues por drones, a partir de uma estação localizada perto do campo de golfe.

Uma empresa chamada Autónoma Control Systems Laboratory, ou ACSL, da Universidade de Chiba, realizou o desenvolvimento, e de acordo com um anúncio da Rakuten, receberá investimentos por meio de subscrição de um aumento de capital, cujo montante não foi revelado. A Rakuten também planeja utilizar os drones ACSL em outros campos de golfe, bem como para suas plataformas de e-commerce.

Kenzo Nonami, presidente da ACSL, disse em entrevista à NHK, que espera que o serviço marque o início de um boom de inovação.

A Rakuten já havia anunciado o início dos testes do serviço de entrega domiciliar usando drones em conjunto com a empresa de transportes Yamato Transportes.

Nos testes, os drones sobrevoarão áreas desabitadas para estudar o impacto dos fatores ambientais sobre o vôo e também realizarão testes de pacote pick-ups dos centros logísticos, com o intuito de se fazer um sistema de entrega de mercadorias funcional até 2020.

Porém, para que este tipo de serviço possa ser oferecido, o governo japonês terá de promulgar uma nova lei para padronizar rotas, uma vez que a lei de aviação japonesa vigente, proíbe drones voando sobre áreas residenciais habitadas sem permissão oficial, como também regulam os bens que são permitidos para este tipo de transporte.