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Raccoon utiliza plataforma VTEX para atender grandes e-commerces

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

E-commerces de grande porte exigem plataformas robustas e com soluções diversificadas para suportar o tráfego e entregar a melhor experiência ao usuário. Com isso em mente, a Raccoon, agência de soluções digitais full service que atende clientes como Natura, Leroy Merlin e C&A, mantém uma parceria com a plataforma VTEX de comércio eletrônico.

As lojas virtuais são parte do modelo de negócios de muitas empresas e vem se tornando cada vez mais protagonistas no faturamento. Segundo relatório produzido pela Ebit | Nielsen, o primeiro semestre de 2021 trouxe um recorde de vendas ao e-commerce no Brasil, alcançando R$53,4 bilhões.

Simultaneamente, para atender esse crescimento, as lojas precisam estar preparadas e competitivas. A Raccoon, ao oferecer todo tipo de serviço digital, reconheceu a necessidade de contar com uma plataforma completa para atender às expectativas dos clientes.

“Escolhemos a VTEX por ser a melhor opção para os grandes e-commerces, que esperam altos volumes de produtos, serviços, usuários e vendas. Nosso público no varejo entra exatamente nesse perfil, então faz sentido investir na expertise dessa tecnologia”, conta Carlos Pereira Lopes, CTO e Sócio-Diretor de Tecnologia da agência.

A trajetória da VTEX sustenta a escolha. Ao longo de duas décadas, a plataforma integrou novas soluções e cresceu até se tornar referência global. Em julho deste ano, foi listada na bolsa de valores de Nova York e alcançou um valor de mercado de mais de US$3 bilhões.

“O nível de entrega da VTEX garante que uma quantidade enorme de usuários consiga acessar o e-commerce ao mesmo tempo sem ter problemas com servidores e infraestrutura de TI”, explica Carlos. “Além disso, há muita diversidade de funcionalidades, como formas inovadoras de pagamento, montagem de kits, carrinhos personalizados e afins. Isso permite que qualquer segmento empresarial tenha todo o suporte necessário nas operações”.

O diretor ressalta que a plataforma é ideal para negócios de médio e grande porte, tanto pelo valor atrelado quanto para o uso real de todo o potencial das ferramentas. Dito isso, ele sugere algumas dicas para aqueles que querem abrir sua loja através da VTEX e aproveitar os benefícios.

Cuide das integrações

Depois de adquirir o plano que mais faz sentido para a empresa, é necessário estudar algumas integrações a serem implementadas na loja. Por exemplo, quando há parceria com uma transportadora, ela deve fazer parte do sistema para receber os pedidos. Um desenvolvedor pode ajudar nessa parte, se for preciso. “A VTEX já tem integrações pré-prontas com vários parceiros de pagamento, frete e afins, então geralmente esse passo é fácil”, aponta Carlos.

“Aqui entram também as conexões com marketplaces e serviços de mídia para shopping, como o Google Merchant Center – ferramenta que ajuda o empreendedor a fornecer informações da loja e dos produtos ao Google para que ele as disponibilize para os compradores -, por exemplo”.

Utilize dados

A plataforma permite a coleta de dados a partir da manutenção das tags, que podem ser inseridas no código de todas as páginas para conexão em tempo real com Google Analytics, Facebook Ads e outras ferramentas de análise.

“Os dados trazem informações valiosas sobre como o usuário se comporta na loja, o que colabora para a tomada de decisões estratégicas posteriormente”, explica o executivo. O Google Chrome, responsável por cerca de 80% da navegação no Brasil, não irá mais permitir a coleta de dados que se utilizam de Cookies de terceiros., trazendo ainda mais valor para os dados coletados diretamente pelo E-commerce do cliente.

Faça testes

Outra maneira indiscutível de aprimorar os resultados é ao realizar testes A/B. São maneiras de verificar individualmente o que faz a diferença para o usuário e na geração de receita.

“Nos testes é que o empreendedor checa muitas coisas, é possível, por exemplo, testar desde o posicionamento de botões até a disposição dos produtos na página inicial”, explica Victor Hugo que é Gerente de Web Development da Raccoon.

Invista em diferenciais

“A plataforma é poderosa, então raramente haverá alguma limitação. Geralmente, o limite acaba sendo a criatividade da loja em entender seus diferenciais e criar mecanismos no site para aproveitá-los”, conta Victor Hugo.

Em outras palavras, é recomendado personalizar ao máximo e fazer tudo que estiver ao alcance para deixar o e-commerce distinto dos outros, trabalhando para criar um template único. Mais do que isso: opções de interface, caminho de compra e outros fatores além da aparência podem ser modificados em prol da experiência do usuário (UI/UX) e sua relação com a marca.

O diretor destaca que a VTEX oferece um enorme campo de ação para e-commerces, mas que o sucesso nas vendas também depende de inteligência de mercado, estratégia e marketing. A vantagem é que, com uma plataforma já estabelecida e flexível, todos os outros passos nessa jornada se tornam mais fáceis.

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