Logo E-Commerce Brasil

Raccoon lança ferramenta que produz vídeos em massa automaticamente

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Os vídeos são a bola da vez quando o assunto é marketing digital e isso não é nenhuma novidade. O Google e o Facebook, inclusive, têm priorizado a divulgação de conteúdo neste formato. O grande problema é que a produção de vídeos geralmente é mais cara e mais demorada, uma vez que envolve uma série de profissionais, como editores, redatores e designers. De maneira geral, essas características acabam por limitar e até reduzir o volume de produção de vídeos, o que prejudica a estratégia das empresas.

Foi para reverter essa situação que o time de tecnologia da agência de marketing digital a Raccoon criou o Marvin, ferramenta que automatiza a criação de peças gráficas e vídeos para anúncios de serviços e produtos, além de ações de branding. Por meio dessa solução, é possível criar um template básico que, a partir do comando de um algoritmo, se transforma em centenas de peças diferentes, mudando apenas o texto ou alguma imagem. Dessa forma, é possível produzir vídeos em escala com custo reduzido.

De acordo com Bruno Cintra, Gerente de Projetos da Raccoon, a ideia da ferramenta é impactar o volume de negócios do cliente. “Somos uma agência essencialmente focada em performance e sabemos o potencial que vídeos e peças animadas têm na estratégia de vendas. Por outro lado, entendíamos que o custo desse formato era muito mais alto para o cliente. Então o Marvin veio para sanar essa dor e viabilizar vídeos bem feitos a custos mais acessíveis”, afirma.

Sobre o funcionamento da solução, Bruno explica que, na prática, boa parte dos vídeos são realizados em uma planilha. “Temos um template personalizado para cada cliente. Na planilha, temos linhas com informações comuns a qualquer abordagem, como preço e tamanho. À medida em que preenchemos essas lacunas, o vídeo vai ganhando vida e identidade personalizada. Tudo de maneira automatizada, muito mais ágil e eficiente”, detalha. Além de Bruno, atuaram no desenvolvimento da ferramenta Victor Mathias, Coordenador, e os desenvolvedores Alysson Ribeiro e Felipe Alegria.

O fundador da Raccoon, André Palis explica que a estratégia da Raccoon é otimizar sempre os recursos de seus clientes. “Vivemos de performance, então precisamos entregar cada vez mais com cada vez menos. Por isso investimos pesado no departamento de tecnologia e inovação da Raccoon, especialmente em nossos talentos. O Marvin é mais um fruto que demonstra que estamos no caminho certo”, finaliza.

Sobre a Raccoon

Fundada em 2013 pelos administradores André Palis e Marco Túlio Kehdi, ex-executivos do Google, a Raccoon é uma das maiores agências de marketing digital do País. A empresa nasceu a partir da percepção dos sócios enquanto ainda atuavam no Google de que o mercado publicitário em geral entrega resultados abaixo das expectativas e sem alinhamento com a estratégia de negócio do cliente. Foi então que tomaram a decisão de montar uma agência de marketing composta integralmente por profissionais de exatas de universidades públicas e de criar processos de excelência que gerassem resultados concretos capazes de impactar verdadeiramente o negócio do cliente.

Para viabilizar a ideia, Palis e Kehdi montaram sua sede em São Carlos, no interior de SP, e absorveram engenheiros de instituições como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o que garantiu uma equipe altamente qualificada e, por consequência, competitividade de mercado. Sete anos mais tarde, a escolha se comprovou acertada: a Raccoon hoje é responsável pelo marketing digital de mais de 150 grandes players do mercado nacional e internacional como Natura, Vivara, Leroy Merlin, entre outros. Essa carteira é atendida por mais de 550 colaboradores, que atuam em cinco frentes: mídias de performance, mídias sociais, business intelligence, TI e inbound marketing.

Os cases de sucesso garantiram ainda uma série de premiações para a empresa. A Raccoon foi eleita por quatro vezes consecutivas — de 2015 à 2018 — a melhor agência de marketing de performance do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), recebeu o prêmio de melhor agência da América Latina no Google Premier Partner Awards (2017) em duas categorias — sendo Top 3 do Mundo em uma delas —, e ficou em 4º lugar na sexta edição do prêmio Great Place to Work na categoria “Agências de Comunicação”, no mesmo ano. A empresa recebeu o prêmio de melhor agência das Américas no Google Premier Partner Awards em dois anos consecutivos. Em 2018, na categoria Display Innovation e em 2019 nas categorias Shopping e App. A agência também foi eleita agência do ano no Microsoft Advertising Agency Awards 2019. Mais informações: https://www.raccoon.ag/