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Apesar da queda, 55% pretendem comprar presente no Dia das Mães

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Dia das Mães de 2020 ocorrerá em um contexto inesperado por indústria e varejo. A pesquisa Dia das Mães e o Novo Rito de Compra Durante a Quarentena, da GfK, revela que caiu significativamente o número de pessoas que planeja comprar algum presente, mas esse grupo ainda corresponde a mais da metade dos respondentes.

Antes da quarentena, 89% dos entrevistados afirmaram que pretendiam comprar presentes para a data. Porém, após a implantação do isolamento social, apenas 55% responderam afirmativamente.

Segundo a empresa, o caminho para superar esse desafio passa por:

  • Facilitar a experiência de compra online e ser transparente com os prazos de entrega.
  • Estar atento à redução no valor esperado do presente, preservando margens através do correto mix de categorias e marcas, sem incremento de descontos.

Ainda segundo a pesquisa, a maior parte das pessoas que irá presentear vai gastar menos do que havia planejado antes da quarentena:

Em cada 10 entrevistados, seis pretendem gastar menos de R$ 100 com o presente. Antes da pandemia, esse número era de quatro em 10.

Dia das Mães com lojas fechadas

De acordo com a GfK, historicamente, o canal físico sempre teve destaque no Dia das Mães. Contudo, o início da quarentena impôs uma mudança no hábito de compras, com um papel de protagonismo do canal online.

As lojas físicas tiveram queda no faturamento de 42%. Já as lojas online, aumentaram esse índice em 127%. A dinâmica de descontos também tem sido impactada, com uma oferta menor de itens sendo promocionados nas últimas semanas.

Entre as categorias mais citadas pelos consumidores, o Top 4 (Vestuário, Cosméticos, Chocolates e Jóias/Bijuterias) se manteve mesmo após o início da quarentena. Smartphone segue como a primeira entre os eletroeletrônicos, segundo o estudo.

Como o isolamento impacta as escolhas

As vendas das últimas semanas no mercado de eletroeletrônicos, puxadas pelo setor online, refletem alguns dos impactos que o isolamento social trouxe à rotina da população. Segundo a GfK, um dos grandes destaques está no segmento de Portáteis, sobretudo os produtos que facilitam as tarefas com a casa.

Nesse contexto, os Eletroportáteis devem ter papel de destaque entre os presentes para o Dia das Mães, trazendo maior praticidade e conforto, além de serem uma alternativa com ticket médio mais acessível, dentro da expectativa de gastos para a sazonalidade.

 

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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil