Redação E-Commerce Brasil

Qual o impacto do maior ataque hacker de todos os tempos no e-commerce?

Quinta-feira, 18 de maio de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

A onda de ataques hacker da última sexta-feira, 12 de maio, considerada por especialistas como a maior da internet em todos os tempos, quando mais de cem países incluindo o Brasil foram afetados, fez com que a moeda digital Bitcoin novamente ganhasse destaque mundial. Mas, afinal, o que é Bitcoin? Por que os invasores sempre escolhem a criptomoeda para o “resgate” dos sistemas “sequestrados”? Qual o impacto no e-commerce?

“Bitcoin é uma moeda digital que permite a realização de transações eletrônicas com a mesma eficiência dos pagamentos com cédulas físicas. São pagamentos rápidos, baratos e sem intermediários, que podem ser feitos por uma pessoa a outra, em qualquer parte do mundo, sem limite mínimo ou máximo de valor e em poucos minutos. Essa forma de pagamento ainda não é regulamentada pelos sistemas financeiros dos países e pode ser usada para qualquer finalidade, lícita ou não”, afirma Sandra Turchi, professora, consultora e especialista em marketing digital.

Segundo Turchi, diferentemente das transações convencionais, a criptomoeda proporciona maior confidencialidade. “Não significa, no entanto, que não possam ser rastreadas. O próprio site da moeda digital deixa isso bem claro”, alerta a especialista. “Mas, como podem ser criadas sem o uso de uma identidade real, apenas a carteira digital e as transações podem ser rastreadas. Enquanto opera com a moeda, o usuário, em tese, não pode ser fisicamente identificado. Isso só pode ser feito quando ele efetua a ‘conversão’ de Bitcoin para dinheiro real”, completa Sandra Turchi.

No caso de e-commerces, diversas empresas hoje investem milhões de dólares em bitcoins. A Coinbase, por exemplo, já recebeu recursos na esfera de U$117,2 milhões. No contexto das lojas online, a criptomoeda propicia a experimentação de novidades: como conta com menos taxas, tende a “baratear” produtos. Contratempos relacionados a pagamentos também são outro diferencial para o e-commerce, pois a confirmação costuma ocorrer em até 10 minutos. As moedas digitais ainda eliminam obstáculos relativos a processadores de pagamentos, fomentando oportunidades para o desenvolvimento de novas rotas comerciais em todo o mundo.

“Seja para realizar transferências e compras locais ou internacionais, as bitcoins são boas opções para transações  em que a eficiência é pré-requisito. A ideia do modelo de descentralização tem o benefício de reduzir a burocracia nas transações e não sofrer com políticas monetárias de um governo ou de outro. É recomendado para pagamentos rápidos, baratos e sem intermediários, feitos em poucos minutos e em qualquer parte do mundo, sem limites mínimo ou máximo de valor. Sem dúvidas, é um facilitador para e-commerces”, afirma Sandra Turchi.

No entanto, a especialista alerta: “ apesar de ter sido criada em 2009, a Bitcoin ainda é uma moeda relativamente “nova”, em desenvolvimento.  O que podemos assegurar até agora é que se trata de um investimento com retorno financeiro incerto – o que pode ser constatado por sua volatilidade bem maior do que as modalidades mais tradicionais de renda variável, como é o caso do investimento em ações, ou mesmo em moedas mais líquidas como dólar, euro e iene”, afirma.

Para evitar ser vítima dos que fazem uso ilícito da moeda virtual, Sandra Turchi recomenda algumas medidas aos donos de e-commerces: “atualize sempre o seu sistema operacional, tenha um bom antivírus instalado, tenha uma cópia de segurança dos relatórios de pagamentos em outras plataformas, e nunca abra arquivos desconhecidos”, aconselha.

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.