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Qual é a hora certa de contratar um CRM?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Conforme uma matéria publicada pelo Portal EduBirdie, 65% das empresas adotam uma ferramenta de CRM nos 5 primeiros anos de vida da marca.

Mas muito além do tempo de existência de um negócio, há outros fatores que precisam ser considerados antes de contratar essa solução.

O primeiro é simples: o tamanho da base de clientes.

Outro ponto importante é a capacidade da marca de operar o software.

Por mais que um CRM seja intuitivo e simples de ser usado, é necessário contratar, no mínimo, um analista para configurar os disparos (e-mail, WhatsApp, push e etc) e acompanhar os resultados.

Portanto, reflita: no momento, você tem orçamento disponível para adquirir a ferramenta e estruturar um pequeno time para utilizá-la?

Outra reflexão essencial a ser feita é sobre a urgência para gerar ROI.

A implementação de um CRM, além da configuração da plataforma, demanda o treinamento das equipes envolvidas, tal como a automatização das campanhas, e todo esse processo pode levar alguns meses.

Assim sendo, se a sua meta ao contratar um CRM é enxergar o retorno financeiro em um curtíssimo espaço de tempo, talvez, valha mais a pena apostar em outras estratégias.

Há empresas que acreditam que as vendas caíram pela ausência de tecnologias no processo, no entanto, às vezes, o problema está, por exemplo, na falta de capacitação dos vendedores, em lojas mal cuidadas, em e-commerces com usabilidade ruim e etc.

Mediante esse fato, pense com cuidado sobre o que a sua marca realmente precisa; melhorar a gestão ou obter um novo sistema.

Para concluir, caso você queira aprofundar a conversa sobre esse tema, visite o site da Dito CRM, preencha o formulário de contato e agende uma consultoria gratuita para entender se este é o melhor momento para a sua empresa assinar a contratação de um CRM.