Conforme uma matéria publicada pelo Portal EduBirdie, 65% das empresas adotam uma ferramenta de CRM nos 5 primeiros anos de vida da marca.
Mas muito além do tempo de existência de um negócio, há outros fatores que precisam ser considerados antes de contratar essa solução.
O primeiro é simples: o tamanho da base de clientes.
Outro ponto importante é a capacidade da marca de operar o software.
Por mais que um CRM seja intuitivo e simples de ser usado, é necessário contratar, no mínimo, um analista para configurar os disparos (e-mail, WhatsApp, push e etc) e acompanhar os resultados.
Portanto, reflita: no momento, você tem orçamento disponível para adquirir a ferramenta e estruturar um pequeno time para utilizá-la?
Outra reflexão essencial a ser feita é sobre a urgência para gerar ROI.
A implementação de um CRM, além da configuração da plataforma, demanda o treinamento das equipes envolvidas, tal como a automatização das campanhas, e todo esse processo pode levar alguns meses.
Assim sendo, se a sua meta ao contratar um CRM é enxergar o retorno financeiro em um curtíssimo espaço de tempo, talvez, valha mais a pena apostar em outras estratégias.
Há empresas que acreditam que as vendas caíram pela ausência de tecnologias no processo, no entanto, às vezes, o problema está, por exemplo, na falta de capacitação dos vendedores, em lojas mal cuidadas, em e-commerces com usabilidade ruim e etc.
Mediante esse fato, pense com cuidado sobre o que a sua marca realmente precisa; melhorar a gestão ou obter um novo sistema.
Para concluir, caso você queira aprofundar a conversa sobre esse tema, visite o site da Dito CRM, preencha o formulário de contato e agende uma consultoria gratuita para entender se este é o melhor momento para a sua empresa assinar a contratação de um CRM.