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PWA: conheça a tecnologia que pode revolucionar as vendas online

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Cada vez mais a separação entre o físico e o digital se torna mais tênue ou até desnecessária, em certos casos. Por isso, tecnologias como o PWA se faz mais necessárias, segundo Galleger Ilhe, CCO da Bis2Bis, durante o The Future Of E-Commerce | Tech, realizado nesta terça-feira (12).

Galleger Ilhe, CCO da Bis2Bis, durante o The Future Of E-Commerce | Tech

“O PWA é um nível tecnológico avançado e, entre as principais vantagens, está a possibilidade de múltiplos comportamentos na loja virtual, que ainda não é omnichannel. O que se torna cada dia mais necessário nos dias de hoje”, afirma. Segundo o especialista, o PWA também diminui os custos de operação e prazo de entrega, pois se resolvem vários problemas com a mesma solução.

O que é PWA?

O PWA (Progressive WEb App) é uma aplicação híbrida entre web e mobile, que permite a implementação de funções que antes eram exclusivas de aplicativos nativos. São apps que aparentam ser nativos, mas aproveitam todas as vantagens de aplicações web.

Segundo Galleger, a principal proposta do PWA é “entregar uma experiência eficiente com o usuário, similar à de um app comum”. “Embora possam ser acessados manualmente, inserindo a URL no browser, a ideia é que, ao clicar no ícone de um PWA na tela inicial do dispositivo, o aplicativo seja exibido em uma janela a partir do navegador ou do próprio sistema”.

O PWA pode acessar informações sobre a bateria, enviar notificações, manter um ícone na página principal e usar tela cheia. “Toda tecnologia desenvolvida tem como propósito melhorar e facilitar a comunicação. Por isso, o PWA vai revolucionar o dia a dia da sua empresa e do seu cliente. Além de possibilitar um crescimento rápido e saudável”, diz Galleger.

Multichannel x Omnichannel

Multichannel é a utilização de mais de um canal de venda. Uma empresa pode oferecer diversos canais de compra, mas eles podem não estar conectados. Não há troca de informações entre eles.

Já o omnichannel é a utilização integrada dos canais de venda, proporcionando a mesma experiência de compra independente do canal, explica Galleger.

As opções de compra devem estar interligadas. Assim, um canal ajuda o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor. “A convergência dos canais é aliada da comunicação e da automação dos processos, pois centraliza o atendimento, melhora a produtividade e monitora resultados”, afirma.

PWA x Omnichannel

De acordo com o especialista, o omnichannel vai elevar a experiência do seu consumidor. Integrando as lojas virtuais, vendedores e compradores, é possível explorar todas as possibilidades de interação com o usuário.

E essa integração permite a contribuição de um canal para outro. “Se o clientes está dentro da loja física, é possível complementar essa experiência com insights da loja virtual, e vice-versa”.

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“A venda é o resultado de uma boa comunicação com o cliente. Trabalhar com todos os canais integrados é importante, mas você deve respeitar as particularidades de cada canal. O ambiente virtual pode agregar recursos para o mundo físico, sem perder as características da experiência. Não adianta favorecer uma experiência prejudicando a outra”, explica.

Porém, o especialista faz uma ressalva: “Uma operação que ocorre de forma fluida pode fidelizar o cliente, mas se o varejista não consegue entregar a experiência completa para o cliente, é melhor esperar antes de implementar a tecnologia para que não vire uma frustração. Além disso, tem que fazer sentido para a sua operação”, aconselha.

Confira a apresentação completa do Galleger Ilhe:

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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil