Logo E-Commerce Brasil

Publicidade na internet supera TV em 2017

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Os gastos globais com publicidade na internet vão superar a televisão já no próximo ano, segundo indica uma nova pesquisa da ZenithOptimedia (da gigante francesa da propaganda Publicis). Até lá, a publicidade combinada para dispositivos móveis e desktops deve bater nos US$ 209 bilhões (algo como R$ 750 bilhões) em um mercado total de US$ 603 bi (ou mais de R$ 2 trilhões).

“A publicidade na internet é o principal motor do crescimento global dos gastos com propaganda. Esperamos um crescimento da publicidade na internet em 15,7% este ano, mais de três vezes superior à média geral”, diz o relatório. “Ate 2018 esperamos que a publicidade na internet atraia 37,6% de toda a propaganda depois de superar a televisão e se tornar o principal meio de publicidade do mundo em 2017.”

Segundo a ZenithOptimedia, o crescimento sustentado da propaganda online deve bater 19% este 2015 – graças à conjunção das eleições presidenciais nos Estados Unidos, as Olimpíadas no Brasil e o campeonato de futebol na Europa (Copa da UEFA). Até 2018, o crescimento médio desse segmento deve ficar em 13% – portanto, sempre acima da média geral, entre 4% e 5%.

Embora as Olimpíadas no Rio tenham impacto significativo no desempenho de 2015, o relatório diz que esse crescimento sustentado da propaganda online acima de dois dígitos, “combinado com recuos da televisão no Brasil e na China nos levaram a concluir que a publicidade na internet vai superar a da televisão globalmente em 2017”. Para a consultoria, a TV teve seu pico em 2012, quando representou 39,5% dos gastos globais com propaganda.

Essa tendência vai continuar. Em 2018, a internet deve morder 37,6% de toda a publicidade, enquanto a TV vai ficar com 34,1%. Ainda segundo a pesquisa, o desempenho da publicidade online é puxado principalmente pelas mídias sociais (31,9%), vídeos online (22,4%) e resultados de buscas pagos (15,7%). Em especial, no mundo móvel. A propaganda para dispositivos móveis deve responder por 92% de todo o crescimento do mercado até 2018.

“Estimamos o crescimento da publicidade móvel em 72% em 2015 e prevemos um crescimento médio anual de 32% até 2018”, diz o relatório, calculando essa fatia em US$ 50 bilhões no ano passado – ou 31,3% dos gastos com publicidade online (e 9,2% do total). Em 2018, os números deverão ser US$ 115 bilhões, com a propaganda móvel representando 49,6% dos gastos na internet e 18,7% dos investimentos totais em publicidade. “Em contraste, a publicidade para desktops deve crescer apenas 2% ao ano.”

Fonte: Convergência Digital