Logo E-Commerce Brasil

Investimento em publicidade em marketplaces deve crescer 550% até 2023, revela estudo

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O investimento de publicidade nos marketplaces brasileiros deve crescer 550% até 2023, alcançando uma receita total de R$ 2,6 bilhões, segundo previsão da Enext. O resultado é bem acima dos números alcançados no ano passado, quando foram investidos R$ 400 milhões em ações de marketing neste canal.

O relatório também indica que, se as expectativas forem atingidas, o montante investido representará mais de 10% dos gastos com marketing digital das empresas, e ainda que cerca de 60% das vendas no varejo serão influenciadas de alguma maneira pelos marketplaces digitais.

Segundo Gabriel Lima, CEO da Enext, essa é uma tendência que as marcas precisam adotar daqui para frente como estratégia de vendas, grandes exemplos são a Amazon Ads que já é a terceira maior mídia digital dos USA, com participação de 9% do investimento total em marketing digital no último ano, e o Alibaba que é a maior mídia digital da China, ambos marketplaces.

“Essa prática tende a impulsionar ainda mais as vendas. É bom tanto para os sellers, que buscam visibilidade para os seus produtos, quanto para para o próprio marketplace”, avalia Lima. “Existe muito espaço para as marcas aumentarem sua visibilidade nos marketplaces. Aquelas que investirem de imediato têm mais chances de aproveitar esse crescimento e se promover com a nova solução de branding”, finaliza.

Leia também: Consumidores esperam usar novas tecnologias de pagamento no futuro, diz pesquisa