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Publicidade digital do Google deve enfrentar investigação formal da União Europeia

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Os reguladores antitruste da União Europeia devem abrir outra frente contra o Google, lançando uma investigação formal sobre as práticas de publicidade digital da companhia, disseram pessoas a par do assunto, com o movimento ocorrendo provavelmente antes do final do ano.

Uma investigação da Comissão Europeia pode representar a maior ameaça para o Google, que teve receita de US$ 147 bilhões com anúncios online no ano passado, mais do que qualquer outra empresa no mundo.

Anúncios em suas próprias propriedades, incluindo pesquisa, YouTube e Gmail, responderam pela maior parte das vendas e lucros.

Uma investigação da Comissão Europeia pode representar a maior ameaça para o Google mais do que qualquer outra empresa no mundo

Cerca de 16% da receita veio de seu negócio de display ou rede, no qual outras empresas de mídia usam a tecnologia do Google para vender anúncios em seus sites e aplicativos.

A Comissão não quis comentar. O Google não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Em um questionário enviado a rivais do Google e terceiros no início deste ano e visto pela Reuters, o órgão de vigilância da UE perguntou se os anunciantes recebem descontos quando usam intermediários do Google, que permitem que anunciantes ou agências de mídia comprem inventário de publicidade de várias fontes.

O responsável pela concorrência da UE aplicou na última década multas totalizando 8,25 bilhões de euros sobre a companhia em casos que envolveram compras online, smartphones Android e publicidade online.

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Fonte: Reuters, via Money Times