Logo E-Commerce Brasil

Propaganda enganosa representou 22% das reclamações da Black Friday, diz Reclame Aqui

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Um relatório do Reclame Aqui divulgado na última terça-feira (13) mostrou que 22% das reclamações registradas durante o Black Friday (no período entre  24 e 28 de Novembro) foram relacionadas à propaganda enganosa. Entre os principais problemas apontados pelos consumidores, estão divergência de valores, problemas na finalização da compra, indisponibilidade de produto e promoções.

indicadores reclamacoes reclame black friday

Apesar disso, o relatório conclui que houve queda significativa na quantidade de reclamações publicadas nas primeiras horas de quinta-feira (véspera), assim como no período da madrugada e manhã (plena Black Friday) em comparação a 2015. “O fato pode indicar que parte dos consumidores optou, nas primeiras horas, por pesquisar e realizar compras com mais cautela”, apontou o estudo.

Indicadores do fim de semana e Cyber Monday (segunda-feira)

Nos dias seguintes, o volume de reclamações publicadas em relação ao ano anterior continuou menor. Porém, nada semelhante à grande diferença em relação às primeiras 18 horas do evento. Contudo, na segunda-feira, devido aos problemas de cancelamento de compras causados pela Adidas, a quantidade de reclamações publicadas superou 2015.

quantidade de reclamacoes por regiao

As reclamações se concentraram na região Sudeste, seguida pelas regiões Sul e Nordeste. O Centro-Oeste registrou 7% das queixas para todos os dias apurados (24 a 28 de Novembro). O destaque foi para o Acre, estado onde, até o dia 28, os clientes não protocolaram reclamações.

O Magazine Luiza foi a varejista online com mais citções positivas ao longo do evento. Segundo o relatório, uma boa estratégia adotada pela loja foi perguntar, por meio de posts no Facebook, quais produtos seus clientes gostariam que entrassem em promoção no Black Friday, o que gerou grande engajamento positivo dos usuários.

avaliacoes mais positivas Black Friday Reclame Aqui

Fonte: Reclame Aqui